Notícias da Diocese › 24/06/2019

Óbolo de São Pedro: contribuição para a jornada da caridade do Papa

Todos os anos, por ocasião da Solenidade de São Pedro e de São Paulo, a Igreja Católica em todo o mundo comemora o Dia do Papa e, como um presente ao Sumo Pontífice, se une ao Santo Padre na tradicional coleta do óbolo de São Pedro. Neste ano as coletas serão realizadas nos dias 28 e 30 de junho, pois a solenidade dessas “colunas da Igreja” é transferida, no Brasil, para o final de semana.

Na coleta do Óbolo de São Pedro, destinada à jornada da caridade do Papa, cada católico é convidado a contribuir com as obras de auxílio do Santo Padre em favor dos mais pobres.

Sejamos generosos na Solenidade de São Pedro e São Paulo não só dando a nossa  oferta para as atividades do Santo Padre, mas fazendo um redobrado esforço para que os que não conhecem estas necessidades da Igreja colaborem com o Óbolo de São Pedro.

O Papa, enquanto pastor da Igreja inteira, preocupa-se também com as necessidades materiais de dioceses pobres, institutos religiosos e fiéis em graves dificuldades (pobres, crianças, idosos, marginalizados, vítimas de guerras e desastres naturais; ajudas particulares a bispos ou dioceses em dificuldades, educação católica, ajuda a refugiados e migrantes).

O Óbolo é a expressão mais significativa da participação dos fiéis nas iniciativas de caridade da Igreja Católica no mundo. Destina-se ainda às obras eclesiais, a iniciativas humanitárias e de promoção social, e também para a sustentação das atividades da Santa Sé.

A prática de sustentar materialmente aqueles que têm a missão de anunciar o Evangelho, a fim de poderem entregar-se inteiramente ao seu ministério, tomando cuidado também dos mais necessitados (cf. Atos dos Apóstolos 4, 34; 11, 29), nasceu com o próprio cristianismo.

É possível contribuir em qualquer momento, no site do Vaticano ou na página do Óbolo.