Notícias da Diocese › 16/04/2019

Coletânea do Código de Direito Canônico é elaborada por Padre Rogério Augusto

A Edições CNBB publica “Vade-mécum para os Párocos” elaborado pelo Padre Rogério Augusto, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, no bairro Vista Verde, em São José dos Campos, e Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universitas Lateranensis de Roma. Padre Rogério também é presidente da Pastoral Judiciária da Diocese de São José dos Campos e juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Aparecida.

Vade-mécum para os Párocos é uma coletânea de textos do Código de Direito Canônico e de outros documentos do Magistério da Igreja sobre o oficio do pároco.

O presidente da Comissão para os Tribunais Eclesiásticos de 2ª Instância e Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto (SP), Dom Moacir Silva, comenta que o material “trata da realidade da paróquia, da figura do pároco, do vínculo dos fiéis com o pároco, dos requisitos para que um sacerdote assuma o oficio”.

O manual trata também, entre outras coisas, das obrigações do pároco, tais como, de residência, da missa “pro populo” dos livros paroquiais, do cuidado e assinatura de documentos. Trata também da relação entre pároco e vigário paroquial.

No Vade-Mecum são elencados os delitos no exercício do ministério presbiteral; apresenta o processo administrativo para destituição de pároco, bem como o processo administrativo para transferência de pároco. Elenca também as obrigações e os direitos de todos os fiéis, as obrigações e os direitos dos fiéis leigos e as obrigações e os direitos dos clérigos.

“Este Vade-Mecum é um instrumento muito importante e valioso. Recomendo-o aos irmãos bispos, aos oficiais das cúrias arqui/diocesanas, aos párocos e padres em geral, às secretarias paroquiais e aos conselhos paroquiais de pastoral”, indica Dom Moacir Silva.

Na edição de maio do Jornal Expressão você irá conferir uma entrevista exclusiva com Padre Rogério Augusto.

O livro está à venda na loja da Edições CNBB. Acesse AQUI.