Notícias da Diocese › 12/04/2019

Paróquias da diocese participam do Congresso Nacional de Secretários Paroquiais

O Santuário Nacional de Aparecida, dos dias 19 a 22 de março de 2019, abriu suas portas para o 4º Congresso Nacional de Secretários Paroquiais. De nossa diocese tivemos a participação dos secretários das paróquias: Nossa Senhora do Rosário e Paróquia São Benedito (Galo Branco).

O evento é focado no treinamento técnico das secretárias e dos secretários de paróquias, cúrias e casas religiosas do Brasil. E é um treinamento para motivar os profissionais no seu dia a dia de trabalho, afinal, a vida da Igreja passa pela Secretaria Paroquial e deve ser vista com atenção.

A proposta também busca promover uma rica troca de experiências entre as pessoas envolvidas com os serviços de secretariado e com a acolhida dos fiéis. O método busca desenvolver e aprimorar questões relacionadas ao dia-a-dia das secretarias e alinhá-las às questões administrativas e financeiras, com base na gestão eclesial completa, focada na excelência do atendimento acolhedor. Isso tudo voltado para sua aplicação prática em benefício da comunidade.

Pauline Almeida, secretária da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, partilhou um pouco de sua experiência nesse encontro que reuniu cerca de 300 secretários e secretárias de todos país.

“Foi um momento de aperfeiçoamento do que já venho aprendendo com o decorrer da vida. Temos que ter muito cuidado de como receber o paroquiano em todos os aspetos, somos o cartão de visita, é preciso sempre ter o cuidado e sigilo, entender o perfil de nosso padre, que ao mesmo tempo é nosso chefe”, comenta a profissional.

Trabalhar num ambiente paroquial requer controle emocional para muitas realidades que aparecem no dia a dia. Esse congresso também trouxe aos participantes um pouco de conhecimento para saber lidar com determinadas situações. Além da secretaria paroquial ser Igreja, existe uma responsabilidade de empresa, e muitas vezes é difícil entender, mas o evento pôde agregar maior conhecimento para essa área.