Notícias da Diocese › 07/02/2019

Ordenação Diaconal na Diocese

“Pela graça de Deus, somos o que somos para servir” (cf 1 Cor 15, 10)

Os seminaristas Carlos Eduardo de Quadro, Fabiano Carvalho de Oliveira e Gustavo Munhoz de Sousa serão ordenados diáconos transitórios, rumo ao sacerdócio, no dia 16 de fevereiro, às 9h, na  Catedral Diocesana de São Dimas. Dom Cesar Teixeira será o bispo ordenante.

“Terminados os estudos da faculdade de teologia, agora os seminaristas fazem o Ano Pastoral, iniciando com a ordenação diaconal. Rezemos por cada um deles e pela perseverança de nossos seminaristas nas diversas etapas de formação de nossa Diocese”, pede o bispo diocesano.

Nos dias 13, 14 e 15, sempre às 19h30, acontecerá o tríduo preparatório. As paróquias Nossa Senhora de Fátima (Altos de Santana), Nossa Senhora do Patrocínio, e São José Operário (Vila Paiva), respectivamente, receberão familiares e amigos dos seminaristas para as celebrações.

Conheça mais sobre os três rapazes:

Carlos Eduardo de Quadro

Filho de Vicente Carlos de Quadro e Maria das Dores Quadro, Cadu, como é conhecido na Diocese, nasceu em 26 de abril. Tem um irmão, Paulo Henrique Quadro. Sua paróquia de origem é a Catedral de São Dimas.

Carlos Eduardo iniciou sua caminhada de discernimento e amadurecimento vocacional na Comunidade Canção Nova, em 2001, permanecendo até 2005, quando voltou para São José dos Campos e ingressou no Seminário Diocesano.

Fez trabalhos pastorais nas paróquias Nossa Senhora do Patrocínio, em Igaratá e São José Operário, na Vila Paiva, em São José dos Campos. Em 2019, faz seu Ano Pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Santíssima Trindade, em Jacareí.

“Agradeço a Diocese de são José dos Campos, Dom Cesar e o clero de forma particular, por me acolherem, confiarem em minha vocação e me darem o apoio necessário para que eu possa realizar a vontade de Deus em minha vida. Agradeço ao povo que contribui com seu dízimo, orações e apoio para as vocações. De maneira especial, agradeço os paroquianos das paróquias por onde passei, que me ensinaram a ser seminarista e como deve ser um padre, com “cheiro das ovelhas”, como pede nosso Papa Francisco. Aproveito para convidar a todos para participarem deste momento importante para Diocese e para nós. Este momento não é só nosso, mas é de todos vocês! Esperamos vocês lá!” Carlos Eduardo de Quadro.

Fabiano Carvalho de Oliveira

Fabiano nasceu no dia 7 de junho. É filho de José Augusto de Oliveira e Vitória Aparecida de Carvalho Oliveira. Tem um irmão mais velho, Marcelo Rodrigues de Oliveira. Sua paróquia de origem é a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Parque Industrial, em São José dos Campos.

Iniciou sua caminhada rumo ao sacerdócio na Congregação dos Salesianos de Dom Bosco, em 26 de janeiro de 2011. Em 2015, ingressei no Seminário da Diocese de São José dos Campos.

Durante sua caminhada vocacional com os Salesianos, Fabiano trabalho nos Oratórios de Lorena e na Paróquia São Cristóvão, em Curitiba. Já na Diocese de São José dos Campos, fez seus trabalhos pastorais na Paróquia Coração de Jesus, no Bosque dos Eucaliptos, em São José, e na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Igaratá. Em 2019, faz seu Ano Pastoral na Paróquia Santa Inês, em São José dos Campos.

“Com muita alegria e gratidão me preparo para a ordenação diaconal. Gratidão aos Salesianos de Dom Bosco e à Diocese de São José dos Campos por todo o investimento e confiança depositados em mim neste período de formação inicial. Gratidão, também, a todo o povo de Deus, sobretudo aos leigos de cada lugar por onde passei e trabalhei, que tanto rezam e torcem por minha vocação, e que me animam a buscar ser melhor a cada dia, para melhor servi-los. Gratidão, enfim, a Deus, por me sustentar com a sua graça, e à Santíssima Virgem Maria, mãe, mestra e educadora da minha vocação, cujo auxílio sempre esteve presente ao longo da minha caminhada. Convido a todos os diocesanos a se alegrarem comigo e a se fazerem presente neste dia tão importante da ordenação diaconal, que marca a minha consagração definitiva a Deus”. Fabiano Carvalho de Oliveira

Gustavo Munhoz de Sousa

Nascido no dia 22 de abril, Munhoz, como costumam chama-lo, é filho de Francisco Hélio de Sousa e Valdéris Aparecida Munhoz de Sousa. Tem uma irmã mais nova, a Julia Munhoz de Sousa. Sua paróquia de origem é a de Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Oriente, em São José dos Campos.

Gustavo ingressou no seminário no dia 6 de fevereiro de 2011. De lá pra cá trabalhou nas paróquias Coração Eucarístico de Jesus, no Parque Novo Horizonte; Nossa Senhora da Soledade, no Vista Verde; Nossa Senhora da Santíssima Trindade, em Jacareí; e Nossa Senhora de Fátima, no Altos de Santana. Em 2019, faz seu Ano Pastoral na Paróquia Coração de Jesus, em São José dos Campos.

“Quero agradecer a todos que rezam por nós e pelas vocações! Para expressar meus sentimentos e pensamentos neste tempo de preparação para a ordenação diaconal, faço minhas as primeiras palavras de Maria, no Magnificat: “Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta de alegria em Deus, meu salvador” (Lc 1,46-47). Por isso, nada melhor que partilhar as alegrias: venham celebrar conosco este momento feliz da nossa Diocese, no dia 16 de fevereiro, na Catedral São Dimas. Vamos agradecer a Deus por tantas graças recebidas e renovar conosco o compromisso com a construção do seu Reino em nossas vidas. Deus abençoe a todos!” Gustavo Munhoz de Sousa.

1 Comentário para “Ordenação Diaconal na Diocese”

1. NILTON PRADO disse:

PARABÉNS AOS TRÊS SEMINARISTAS QUE SERÃO ORDENADOS DIÁCONOS TRANSITÓRIOS DE NOSSA IGREJA, CONTE COM MINHAS ORAÇÕES, QUE POSSAM SERVIR A JESUS CRISTO COM O MESMO AMOR ARDENTE. QUE AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO SANTIFIQUE SUAS AÇÕES AMÉM.