Notícias da Diocese › 14/12/2018

Padre Ernesto Cunha celebra 70 anos de ministério presbiteral

A Diocese de São José dos Campos se alegra com o Jubileu de Vinho – 70 anos de Ministério Presbiteral de Pe. Ernesto Cunha.

Participe, na próxima terça-feira, 18 de dezembro, às 19h30 na Catedral São Dimas da celebração em ação de graças pela sua vida e vocação.

Padre Ernesto Cunha, por motivo de seus 70 anos de ordenação presbiteral e relevantes serviços prestados à comunidade joseense como sacerdote, receberá a medalha “Mérito da Paz João Paulo II”, por proposta do Vereador Sérgio Camargo, a ser entregue, após a missa.

BIOGRAFIA

Nascido em 16 de setembro de 1919, em Jambeiro/SP, recebeu os Sacramentos da Iniciação Cristã na Igreja Matriz de sua cidade natal – Paróquia Nossa Senhora das Dores, tendo Pe. Celestino Figueiredo como celebrante. Foi batizado em 10 de novembro de 1919.

Antes de ingressar para o seminário, Pe. Ernesto fez o ensino fundamental na Escola Coronel Joaquim Franco de Almeida. Em 1938 entrou para o Seminário Diocesano Santo Antônio, em Taubaté/SP, onde cursou o segundo grau, hoje conhecido como ensino médio. Em 1948 concluiu seus estudos em Filosofia e Teologia no Seminário Central do Ipiranga, na Capital Paulista.

Em 8 de dezembro de 1948, na Capela da Casa Geral das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, em São José dos Campos/SP, foi ordenado diácono transitório por Dom Francisco Borja do Amaral, bispo de Taubaté. Em 18 de dezembro de 1948 recebeu a ordem do presbiterado no mesmo local também por Dom Francisco, passando assim a ser incardinado na Diocese de Taubaté. Adotou como lema presbiteral a passagem da Carta de São Paulo aos Filipenses: “Tudo posso n’Aquele que me

Coral da Catedral São Dimas e Pe. Ernesto

fortalece” (Fl 4, 13). Em 1981 com a criação da Diocese de São José dos Campos se incardinou na nova Igreja Particular.

Durante seu ministério presbiteral, atuou como vigário nas igrejas Santo Antônio, em Paraibuna; Imaculada Conceição, em Jacareí; Nossa Senhora do Patrocínio, em Igaratá e Santa Isabel, na cidade de Santa Isabel.

Foi pároco por 25 anos da Paróquia São Dimas, na região central de São Jose dos Campos e por 15 anos da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, na zona leste da cidade.

Também atuou como Capelão das Casas Pias, em Taubaté; professor no Seminário Diocesano Santo Antônio, também em Taubaté e foi auxiliar de Monsenhor Osvaldo Bindão, secretário do bispado. Lecionou latim no Colégio Estadual, em Araçatuba/SP; no Seminário Diocesano de Lins/SP e no Colégio Coração de Jesus, em Cafelândia/SP.

3 Comentários para “Padre Ernesto Cunha celebra 70 anos de ministério presbiteral”

1. Diacono Juca disse:

Parabéns Pe Ernesto.
    Grande Padre, amigo e Pastor. . Tenho sido privilegiado em ajuda-lo na Vila Tesouro,.
    Minhas orações e amizade.
    Diacono Juca

2. Alexandre de Oliveira disse:

Parabéns querido Padre Ernesto, fui coroinha do Sr e jamais esqueci a sua Bondade e paciência

3. Toshie Yano lopes disse:

Conheci o padre Ernesto na ocasião de minha formatura do primário aos 12 anos de idade em 1961. Ele perguntou se eu já era batizada e como ainda não tinha batismo no dia da missa da formatura na ocasião ele me batizou e pediu pra escolher nome brasileiro. Fiquei muito emocionada. Fiquei muito feliz pois ele está muito bem. Muitas vezes ficava lembrando dele. E graças a ele tornei uma crista. Que tenho seguido os ensinamentos dele até hoje.. Parabéns a ele pela dedicação de todos estes anos.