Saúde: Exercitando nosso cérebro
Queridos leitores. Deus o abençoe com muita saúde física e espiritual!
Nesta edição vamos falar sobre como podemos exercitar o nosso cérebro para ganhar mais agilidade e dinâmica.
É comum muitas pessoas terem o hábito de fazer exercícios físicos para adquirir um melhor condicionamento, um ritmo de vida saudável, etc. Aliás, todos deveriam praticar algum tipo de exercício (caminhadas, corridas, etc). O nosso cérebro, por incrível que pareça, também precisa de exercício. E por que? Assim evitamos fazer tudo no “automático”, a fortalecer a memoria e um maior poder de concentração. Estudos comprovam que o cérebro vai diminuindo sua extraordinária capacidade produtiva com o passar do tempo. Pesquisadores já desenvolveram técnicas estimular ainda mais o cérebro, chamadas de neuróbica, verdadeiras “ginásticas” para o nosso “motor pensante”. São exercícios que estimulam os cinco sentidos do corpo para que a pessoa preste mais atenção no que se está fazendo, melhore o poder de concentração e estimule a memória. Quanto mais o cérebro é treinado mais “neurônios” vivos e ativos teremos. Eis aqui algumas técnicas. Em primeiro lugar dedique uns 10 a 15 minutos por dia para estas prazeirosas lições:
1) contar rapidamente até 100 (mantendo uma boa velocidade e dicção)
2) Nomear as cores das Palavras (escrever numa folha vários nomes de cores pintadas com outras cores). Exemplo: escreva a palavra VERDE com tinha azul. Assim, você vai ter que dizer a COR e não a Palavra. Escreva a palavra AMARELO escrito em vermelho (Você deve dizer “vermelho”) A tendência do nosso cérebro é LER a palavra e não a cor. Faça isso com várias palavras numa folha. Confesso que vai ser divertidíssimo. Tente!!! Vai melhorar a performance do seu cérebro. Você vai se concentrar mais e melhor.
3) Meditação (dedicar um tempinho para esta prática, ajuda na concentração)
4) Faça Palavras cruzadas
5) Ler um texto de trás para frente
6) Tentar escrever algumas palavras com a mão trocada
7) Consumir produtos naturais e integrais
8) Sair da rotina, da mesmice
9) Pratique exercícios físicos regularmente
10) Crie o hábito da leitura
11) Descanse bastante (um sono reparador)
Poderíamos elencar uma infinidade de outros exercícios…mas creio que isso já é um bom começo para aquele que deseja ter uma atividade cerebral por muitos anos.
Deus os abençoe.
Frei Rinaldo Stecanela, osm
[box_light]O Jornal Expressão publica artigos sobre saúde, gentilmente cedidos pelo Frei Rinaldo Stecanela, apresentador do programa Vida e Saúde, transmitido pelas TVs Aparecida, Século 21, Rede TV e Gazeta. Com extensa experiência no assunto, além do trabalho na TV, Frei Rinaldo se dedica a multimídia. Ele administra um site (www.freirinaldo.com.br) e tem um canal exclusivo no YouTube chamado “Tv do Frei”, com as suas produções, vídeos das missas da Saúde, vídeos de programas e muito mais. Boa leitura![/box_light]
AMEI O DESAFIO!
SOU DE DESCENDENTES QUE VIVERAM PERTO DOS 100 ANOS, COM PENSAMENTOS QUE ACOMPANHAVAM A EVOLUÇÃO,
MAS O TEMPO É OUTRO, HOJE SE NÓS NÃO BUSCARMOS, TODAS AS DICAS, QUE FOI DADAS DE GRAÇA. ESTAMOS A MERCE DA PRÓPRIA SORTE….
COM TANTA CORRERIA, COBRANÇA,E FALTA DE CONSCIÊNCIA DO REALMENTE
SOMENTE EM DEUS ESTÁ A SALVAÇÃO,POR MEIO DO AMADO JESUS CRISTO…
AMEI… A OPORTUNIDADE DE EXPRESSÃO. QUE DEUS O ABENÇÕE.