Notícias da Diocese › 20/05/2015

Pastoral da Saúde completa 28 anos de atuação

Presente em todas as paróquias, a Pastoral da Saúde completou 28 anos de existência na diocese de São José dos Campos. Dom José Valmor Cesar Teixeira presidiu a Santa Missa, na Catedral de São Dimas, no dia 17 de maio, em Ação de Graças por todos os agentes em atuação e pelos que já passaram pela Pastoral. A ocasião foi também o primeiro encontro entre os agentes e o novo assessor, padre Antônio Silva França. Também concelebraram padre Rinaldo Roberto de Rezende e padre Benedito Paulo de Carvalho, representando o padre Rodolfo José Barbosa, antecessor do novo assessor diocesano da Pastoral da Saúde. A missa foi organizada pela comissão diocesana da Pastoral e teve a presença do coordenador nacional, o sr. Sebastião Geraldo Venâncio, acompanhado de sua esposa.

Dom Cesar Teixeira, em sua homilia, lembrou que “a tarefa de cada um é o anúncio do Evangelho, por isso a atitude principal do batizado e da batizada é evangelizar. Não é nenhuma outra coisa, mas evangelizar.” E completou lembrando que para evangelizar cada agente de pastoral precisa estar evangelizado. “Para evangelizar os outros, primeiro precisamos deixar que o Evangelho penetre o nosso coração e a nossa vida. A gente não deve anunciar aos outros aquilo que a gente não acreditou, aquilo que a gente não aceitou, aquilo que a gente não guardou no próprio coração”, disse dom Cesar.

Explicando a essência do trabalho pastoral, dom Cesar ensinou que “para fazer acontecer a Evangelização, a Igreja organiza a Pastoral. Pastoral, palavra que vem de pastor, de pastoreio. Então, a grande tarefa da pastoral é organizar, como faz o pastor, organizar a evangelização.”

Agradecendo a Deus, Dom Cesar pediu por todas as pessoas, que evangelizaram nesses 28 anos “na dimensão da saúde, na dimensão do sofrimento, na dimensão dos acontecimentos de nossa natureza humana”.

Relembre trechos da homilia de Dom Cesar no aniversário da Pastoral da Saúde:

“Vocês, queridos e queridas da Pastoral da Saúde, têm uma tarefa maravilhosa: evangelizar todas as  todos as forças, evangelizar todos os agentes, todas as situações que estão ligadas a pessoa, especialmente na dimensão de saúde, e de doença.”

“Vocês são anjos de Deus, chamados a evangelizar o mundo da saúde, o mundo da doença. Por isso, nós temos que agradecer muito, nossa diocese deve agradecer muito a Nosso Senhor aqueles que já passaram, aqueles que estão hoje, aqueles que estarão amanhã participando da Pastoral da Saúde, isto é, este grupo grande de batizados e batizadas que vão evangelizar esta dimensão tão bonita da nossa vida, o cuidado da pessoa, o cuidado das relações humanas, o cuidado de si mesmo, o cuidado das suas relações.”

“Que Deus abençoe, queridos e queridas, a tarefa de vocês, que não é fácil, às vezes é até sofrida. Mas alegrem-se com aqueles que se alegram, chorem com aqueles que choram, mas antes de tudo e acima de tudo, sejam anjos do Evangelho junto aqueles que sofrem, nas mais diversas doenças, doenças físicas ou da alma, e das pessoas que não creem em nada, e precisam ser evangelizadas.”

“Vocês são anjos de Deus, que tocam com as mãos, com a sua presença, com a sua proximidade, os momentos difíceis ou decisivos da vida humana. Momentos decisivos, que aparecem sem esperar, quando a doença, quando o sofrimento aparece, mas também momentos decisivos da cura e da melhora da saúde.”