RDJ24: Encontro Nacional de Responsáveis de Juventude Reunirá Jovens Líderes e Assessores em Brasília
A capital do Brasil será o ponto de encontro para o Encontro Nacional de Responsáveis de Juventude das Arquidioceses, Dioceses, Prelazias e Assessores das Expressões Juvenis, que ocorrerá de 05 a 07 de setembro de 2024, na Casa Dom Luciano em Brasília-DF . O evento, que terá início às 08h do dia 05 e término ao meio-dia do dia 07, reunirá líderes e assessores de todo o país para discutir e planejar ações voltadas à evangelização da juventude.
ste ano, o trabalho com evangelização das juventudes ganhou destaque como tema prioritário na Assembleia Geral da CNBB, onde foram apresentados os desafios e luzes do trabalho evangelizador. Além disso, a CNBB renovou sua presença no Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) com uma cadeira inter-religiosa, retomou os encontros nacionais de jovens e comunicadores de forma presencial, e promoveu o plano nacional das juventudes “Ao Seu Lado” , que tem tem sido fundamental para o planejamento das ações com os jovens.
Durante o encontro, serão discutidos temas cruciais para o futuro da evangelização das juventudes. Entre eles, destaca-se uma leitura da realidade sócio-cultural-eclesial à luz do Documento 85 – “Evangelização da Juventude: Uma carta de amor da Igreja no Brasil às juventudes” (Dom Eduardo Pinheiro). Também serão abordados como o plano “Ao Seu Lado” tem orientado as ações e gera iniciativas pela vida dos jovens, com foco em cuidados e novas linguagens, como a gamificação, que visa aproximar a Igreja das novas gerações.
Outro ponto importante será o planejamento das ações e da presença no Jubileu 2025, que acontecerá em Roma de 28 de julho a 3 de agosto de 2025, bem como nos âmbitos regionais da CNBB, dioceses, paróquias e expressões juvenis, sob o lema “Peregrinos da Esperança”. O evento visa fortalecer o trabalho evangelizador com os jovens e convida todos os que têm uma missão de animação e articulação com os jovens a participarem. As inscrições abertas estão com taxas de participação variando de acordo com a necessidade de hospedagem e alimentação.
Para mais informações e inscrições, acesse [ link para inscrição ]
Fonte: CNBB
Sr. Bispo, sua bênção.
Como fiel leigo, apresento filialmente uma sugestão: mude o nome de “Região Pastoral” para “Forania”. Aos sacerdotes mais velhos de cada Forania ser chamado “Vigário Forâneo” (ou “Deão”). É tradicional essa nomenclatura!
Assim como sugiro que restaure o Cabido Diocesano ao invés do Conselho Presbiteral. Os Cônegos do Cabido são referências para o povo. Assim como a distinção de Monsenhor para o Vigário Geral.
Além de medidas tradicionais, são maneiras mais pastorais de cada leigo se encontrar com território e hierarquia, com base no que a Mãe Igreja nos mostra tradicionalmente.
Afetuosamente, seu filho.