Notícias da Diocese › 14/10/2022

43ª Assembleia das Igrejas Particulares

Tem início nessa sexta-feira, 14 de outubro, a 43ª edição da Assembleia das Igrejas Particulares (AIP). O Regional Sul 1, em espírito sinodal, na Casa da Mãe Aparecida.

A AIP é a expressão da comunhão, da participação e da missão da Igreja no Estado de São Paulo.

“Comunidades eclesiais missionárias numa Igreja Sinodal”. Esse é o tema da 43ª edição da Assembleia das Igrejas Particulares, inspirado pelo Sínodo dos Bispos (2021-2023) “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, proposto pelo Papa Francisco.

O encontro, em Aparecida, vai reunir representantes de 6 arquidioceses e 36 dioceses do Estado de São Paulo. Dom Cesar, juntamente com o Pe. Cláudio César Costa (coordenador diocesano de Pastoral), Diác. José Silva e Diác. Vanderci José Sales (Comissão Diaconal) , estarão representando a Diocese de São José dos Campos.

A programação, que segue até domingo, 16 de outubro, contará com a análise da conjuntura do Brasil, Comunicados Pastorais e Celebração Eucarística nessa sexta-feira.

Amanhã, 15 de outubro, as sessões destacarão o tema da Assembleia, com orientação do padre José Carlos Pereira. Testemunhos das Comunidades também serão partilhados.

Já no domingo, na etapa final das atividades, Projetos Missionários serão apresentados a partir da fala do padre Salvador Maria. Missa e Comunicados Pastorais marcam o encerramento do encontro.