Notícias da Diocese › 16/09/2021

27 anos de Casa de Acolhida

A Associação Nossa Casa de Acolhida no ano de 2021 completa 27 anos desde sua fundação. Ela nasce de um sonho desafiador de acolher irmãos e irmãs vivendo com HIV/Aids de nossa cidade de São José dos Campos.

Com as medidas de restrições e o distanciamento social impostas devido a pandemia em virtude do COVID-19, a entidade nasce também como uma “Casa Virtual”. Onde é disponibilizado os projetos a todos, com a comodidade de ser consumido a qualquer hora e também em qualquer lugar.

Com a produção de materiais de alta qualidade como vídeos, vinhetas e lives, a entidade procura levar conteúdo voltado ao fortalecimento de sua missão a todos que acessam as nossas redes sociais, dentro e fora de nossa diocese de São José dos Campos, com o foco principal naqueles que já são atendidos pela casa e por aqueles que são atingidos pelos seus acessos. Com o conteúdo gerado, é buscado proporcionar uma maior aproximação e um crescimento pessoal; profissional com aqueles que o consumem.

A celebração dos 27 anos de história foi marcada por uma Missa em Ação de Graças presidida por Dom Cesar, diretamente da Casa de Acolhida, com alguns dos voluntários, funcionários, diretores e colaboradores da casa.

A comemoração também contou com uma visita do prefeito municipal Felício Ramuth, vice-prefeito Anderson Farias, vereador Marcão da Academia e o secretário de Apoio Social ao Cidadão Antero Alves. Firmando assim a continuidade do convênio da Prefeitura para com a Associação Nossa Casa de Acolhida.

História.

Fundada em 4 de setembro de 1994, a Associação Nossa Casa de Acolhida surgiu do sonho desafiador de um grupo de pessoas que pertenciam à Pastoral da Saúde na Diocese de São José dos Campos. A missão da instituição é, sob a ótica cristã, promover a dignidade das pessoas que vivem com HIV/Aids e seus familiares.

Assessor diocesano da Pastoral da Saúde na época, padre Djalma Lopes Siqueira conta que o apelo de solidariedade e acolhida por parte dos agentes da pastoral foi o grande impulso para a criação da entidade.

“Sob o impacto do susto que esse novo vírus causou e que também se revestiu de preconceito, nós da Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde, sentíamos que Deus suscitava em nosso coração um trabalho mais focado nesta realidade”, diz padre Djalma.

“Eu percebia – conta o sacerdote -, que o desejo pelo trabalho de aproximação dos portadores do vírus também partia do coração de alguns profissionais da saúde. Após algumas reuniões de troca de ideias e amadurecimento sobre a nova missão, deu início a chamada Casa de Acolhida”.

Hoje a entidade atende cerca de 120 famílias, além dos atendimentos pontuais diários.

Desenvolvendo diversas atividades, a Casa de Acolhida destaca-se no atendimento e acompanhamento social do portador e de sua família por meio de orientações, reuniões socioeducativas, repasse de recursos materiais, encaminhamentos os serviços e equipamentos da rede municipal de Proteção Social Básica.

O atendimento psicológico é fundamental aos atendidos pela entidade. Priscila Couto é uma das profissionais voluntárias. Ela conta que a partir das conversas, é possível fazer o encaminhamento de outras situações de carência que a pessoa está vivendo.

“Nós trabalhamos com população em situação de vulnerabilidade social e entramos em muitas questões que permeiam áreas que podem ser ajudadas por outros profissionais. A partir disso, fazemos os encaminhamentos necessários para a rede pública, por exemplo”, explica Priscila.

Também é oferecida oficina de artesanato com objetivo de proporcionar ao usuário um espaço de convivência terapêutica, pela aprendizagem e fortalecimento de seu desenvolvimento pessoal com possibilidade profissional para geração de renda.

Com sede própria, localizada estrategicamente no centro da cidade de São José dos Campos, a Casa de Acolhida conta hoje com uma estrutura de profissionais atuando nos diversos setores: administrativo, psicológico, jurídico, serviço social, nutrição, serviços gerais e apoio.

A diretoria da entidade é composta somente por voluntários, sendo presidida por um sacerdote, atualmente o padre Geraldo Magela dos Santos.

Conheça mais a Associação Nossa Casa de Acolhida. Visite.

ASSOCIAÇÃO NOSSA CASA DE ACOLHIDA
Av. Rui Barbosa, 124 – Centro – São José dos Campos/SP
Tel: (12) 3941-4767 ou 3911-1793
Email: casa@casadeacolhida.org.br
Horário de atendimento: de 2ª a 6ª das 8h às 17h.