A Voz do Pastor › 01/10/2019

Mês Missionário Extraordinário

O Papa Francisco convocou toda a Igreja, em todo o mundo, para celebrar um Mês Missionário Extraordinário no mês de outubro deste ano. Tal convocação quer celebrar os 100 anos de um documento muito importante do Papa Bento XV, lançado no ano de 1919 e que se chamou “Maximum Illud” (A grande e sublime missão). O Papa da época chama a atenção para a importância da ação missionária da Igreja e pedia um relançamento do “entusiasmo missionário de toda a Igreja”.

Segundo o Papa Francisco, este mês missionário extraordinário quer levar Cristo à sociedade secularizada. Todos nós, portanto, somos chamados a vivenciar e a realizar, onde estivermos e segundo nossa opção vocacional o mandato de Jesus Cristo: “Ide pelo mundo e evangelizai…” (Mc 16, 15).

O Mês Missionário Extraordinário é dirigido principalmente aos jovens, àqueles que se encontram interagindo num contexto de secularização da sociedade, não somente nos ambientes escolares, mas também familiares, onde se apresentam obstáculos para a fé deles. O Mês Missionário terá como lema: “batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”.

Diz-nos o Papa: “a celebração deste mês ajudar-nos-á, em primeiro lugar, a reencontrar o sentido missionário da nossa adesão de fé a Jesus Cristo, fé recebida como dom gratuito no Batismo. O ato, pelo qual somos feitos filhos de Deus, sempre é eclesial, nunca individual: da comunhão com Deus, Pai e Filho e Espírito Santo, nasce uma vida nova partilhada com muitos outros irmãos e irmãs. E esta vida divina não é um produto para vender – não fazemos proselitismo –, mas uma riqueza para dar, comunicar, anunciar: eis o sentido da missão. Recebemos gratuitamente este dom, e gratuitamente o partilhamos (cf. Mt 10, 8), sem excluir ninguém. Deus quer que todos os homens sejam salvos, chegando ao conhecimento da verdade e à experiência da sua misericórdia por meio da Igreja, sacramento universal da salvação (cf. 1 Tm 2, 4; 3, 15; Conc. Ecum. Vat. II, Const. dogm. Lumen gentium, 48). A Igreja está em missão no mundo: a fé em Jesus Cristo dá-nos a justa dimensão de todas as coisas, fazendo-nos ver o mundo com os olhos e o coração de Deus; a esperança abre-nos aos horizontes eternos da vida divina, de que verdadeiramente participamos; a caridade, que antegozamos nos sacramentos e no amor fraterno, impele-nos até aos confins da terra (cf. Miq 5, 3; Mt 28, 19; At 1, 8; Rm 10, 18). Uma Igreja em saída até aos extremos confins requer constante e permanente conversão missionária. Quantos santos, quantas mulheres e homens de fé nos dão testemunho, mostrando como possível e praticável esta abertura ilimitada, esta saída misericordiosa ditada pelo impulso urgente do amor e da sua lógica intrínseca de dom, sacrifício e gratuidade (cf. 2 Cor 5, 14-21)”.

Em nossa Diocese já pensamos e estamos divulgando, em todas as nossas paróquias e instituições eclesiais, uma longa programação para celebrar o Mês Missionário e a nos prepararmos adequadamente para celebrar os 40 anos da Diocese em 2021.

Convocou, também o Papa um “Sínodo Pan-Amazônico”, para outubro deste ano, em Roma, com os Bispos presentes na Amazônia da América do Sul, para tratar do tema da presença da evangelização da Amazônia e de suas implicações concretas para a vida da Igreja e do mundo.

O Sínodo dos Bispos, este sobre a Amazônia, terá lugar em Roma de 6 a 27 de outubro de 2019, tendo como tema “Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. Examinará questões importantes para “cada pessoa que habita neste planeta”, como escreveu o Papa Francisco na introdução à sua Carta Encíclica “Laudato Si’ (LS).

Empenhemo-nos todos na ação missionária em nossos lugares de vida e de fé e estejamos atentos ao acontecimento “Sínodo da Amazônia”, obedientes à Palavra de Jesus: “Ide pelo mundo e Evangelizai”.

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Bispo Diocesano