A Voz do Pastor › 01/01/2018

2018: Ano do Laicato no Brasil

Deus nos concede iniciar mais um ano de nossas vidas e de atividades em favor da construção do Reino de Deus. Saúdo a todos: presbíteros, diáconos, seminaristas, leigos e leigas. Todo o santo Povo de Deus de nossa diocese.

Que todas as atividades, promoções, datas, celebrações, reuniões que vamos viver neste ano do Senhor de 2018 sejam para o nosso crescimento pessoal, crescimento da Igreja e maior glória de Deus. Empenhemo-nos todos em sermos construtores, a exemplo da Santíssima Trindade, do sonho de Deus sobre o mundo e sobre nós.

Celebramos, com toda a Igreja do Brasil, o ANO DO LAICATO, convocado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O Ano do Laicato iniciou-se no dia 26 de novembro de 2017 e vai encerrar-se no dia 25 de novembro de 2018, SOLENIDADE DE CRISTO REI e Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas.

Assim, em nossa Diocese, como em todas as Dioceses do Brasil, vamos viver com alegria e grande participação este Ano do Laicato. Este ano visa, entre outras coisas, comemorar os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os Leigos (1987) e da Exortação Apostólica “Christifideles Laici”, de São João Paulo II, sobre a vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo (1988).

O Ano do Laicato tem como eixo central a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas como “ramos, sal, luz e fermento” na Igreja e na sociedade. O tema é: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).

Neste ano vamos dinamizar o estudo e a prática do Documento 105, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”, e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato. Ainda, estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, “verdadeiros sujeitos eclesiais” (DAp, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.

Celebremos, pois, com grande alegria o ANO NACIONAL DO LAICATO, agradecendo a Deus, os milhares de leigos e leigas que constroem a Igreja em nossa Diocese e que dão sua valiosa contribuição na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Com minha bênção.

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB