Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 21/02/2022

Você sabe o que significa o termo CSA?

Ao se deparar com a sigla CSA, o leitor pode se perguntar o que significa. De fato, essa sigla é usada em diversos casos, mas dois usos nos interessam. Um deles é Comissão Socioambiental (CSA), no caso, a Comissão da Diocese de São José dos Campos. O segundo uso que nos interessa será o motivo dessa matéria: Comunidade Sustenta a Agricultura.

Mas de fato o que esse sustento significa? As palavras de alguns entrevistados a respeito do significado esclarecem muito: CSA  é “um impulso social que aproxima campo e cidade através da economia solidária, associativa”; é  “uma comunidade de pessoas engajadas em zelar pelas relações humanas com a terra, com o alimento e entre si, de maneira horizontal, equitativa e abundante”; é “o mundo em miniatura que sonhamos e construímos um pedacinho dele todo dia por meio de nossas ações com a comunidade”; é uma parceria entre pessoas que dividem os riscos, responsabilidades e benefícios da produção de alimentos em coletivo”.

Vamos nos deter um pouco nessas definições.

A última, em especial, é muito feliz, porque CSA é mesmo uma parceria, por meio da qual os riscos, responsabilidades e benefícios da produção são divididos entre aquele que produz o alimento, os agricultores, e aquele que o consome, os consumidores, aqui chamados de co-agricultores. Em outras palavras, aquele que produz recebe por produzir, não apenas pela produção; recebe pelo processo, não pelos resultados, pois estes dependem das mazelas ou adversidades da natureza, como chuvas torrenciais, secas extremas.

Um leitor pode se perguntar: então que vantagem levo eu nisso? Muita vantagem. Garante uma produção nas proximidades de onde mora, portanto consome alimento mais fresco. Garante o acompanhamento do que consome, consome o que está na época, passa a compreender em que consiste a produção do alimento que lhe garante a saúde, controla a mancha verde de sua cidade, preservando ou ajudando a preservar os tais cinturões verdes, as nascentes, os rios e todo o ecossistema.

Quer mais vantagens?

Oferece novos paradigmas na produção de alimento, valoriza a produção familiar… Enfim, CSA é um Movimento de Apoio Incondicional ao trabalho Agrícola. E é justamente o fato de este Apoio ser “Incondicional” que diferencia uma CSA de outros Movimentos Sociais afins. Como isso se concretiza? Pelo simples fato de deste apoio acontecer antecipadamente. Assim invertemos a “lógica” do sistema. Saímos da relação de venda e compra. Libertamos o alimento do estigma de mercadoria ou produto, e ele volta a ser o que realmente é: alimento. E o agricultor, por sua vez, tem a chance de realizar sua verdadeira vocação: cuidar da terra, e nela plantar.

O conceito de uma Comunidade que Sustenta a Agricultura (Community Supported Agriculture), denominada CSA, nos apresenta uma prática de sucesso para um desenvolvimento agrário sustentável e o escoamento de produtos agroecológicos de uma forma direta ao consumidor, criando uma relação próxima entre quem produz e quem consome os produtos.

CSA é um modelo de um trabalho conjunto entre produtores de alimentos orgânicos e co-agricultores: um grupo fixo de consumidores se compromete por um ano (em geral) a cobrir o orçamento anual da produção agrícola. Em contrapartida, estes co-agricultores têm acesso aos alimentos produzidos pelo sítio sem outros custos adicionais. Desta forma, o agricultor, a família agricultora, sem a pressão do mercado e do preço, pode se dedicar de forma livre à sua produção. E os co-agricultores recebem produtos de qualidade, sem agroquímicos, sabendo quem os produz e onde são produzidos.

Nesse sentido, novas relações humanas e ecológicas são formadas, e os consumidores se tornam co-agricultores, saindo da cultura do preço para a cultura do apreço. Dessa forma, toda a comunidade participa de todo o processo de produção dos alimentos, do campo à mesa. As pessoas passam a ter uma nova relação com os próprios alimentos, re-aproximando o ser humano da natureza e de si mesmo.

Portanto, as CSAs modificam nossos princípios diante dos alimentos e do ato de nos alimentar, pois pressupõe um apoio mútuo; cria um apreço pelo alimento que deixa de ser uma mercadoria; garante a diversificação de alimentos; possibilita um consumo de alimentos da época em que devem mesmo ser consumidos; fortalece relações de amizade entre o produtor e o consumidor; possibilita a criação de uma gestão compartilhada e solidária, o que favorece uma aprendizagem mútua.

Por fim, um aspecto muito importante das CSAs está na proximidade das recomendações da Encíclica Laudato Si’, já que esse modelo de produção corresponde às propostas de defesa do meio ambiente. E como a prevê a proposta da Economia de Francisco e Clara, do Papa Francisco, as CSAs são também um exemplo de um novo modelo de economia que tem como foco principal as pessoas e não só o Capital.

Para conhecer mais, visite o site da CSA Brasil e admire a organização dessas comunidades baseadas na agricultura familiar: http://csabrasil.org/csa/

E se você gostou da ideia, aqui em São José dos Campos há várias CSAs para você procurar, para conhecer e para apoiar, alimentando-se de modo radicalmente diferente!

Conheça essas comunidades:

CSA FILHOS DA TERRA: Horta Familiar Filhos da Terra de São Luiz do Paraitinga, Grupo em SJC. Agricultora Valéria e família – Contato (12) 99654-5669 – Instagram: @filhosdaterrahortafamiliar

CSA GUAJUVIRA: Sítio Guajuvira em SJC – Agricultor Altamir Bastos – Contato (12) 99718-2291 – Instagram: @csaguajuvira

CSA PINDORAMA: Sítio Nossa Sra. Aparecida, em SJC. Agricultor Luciano Reis, – Contato (12) 99658-1433 – Instagram: @csa_pindorama

CSA SÍITIO ECOLOGÓGICO: Em SJC. Agricultor Valdir Martins – Contato (12) 99620-6611 – Instagram: @csasitioecologico

CSA ESPAÇO TERRA: Em Monteiro Lobato – Agricultor Yuri Almeida – Contato (12) 99106-6369 – Instagram: @espacoterra_permacultura

Mais informações podem ser obtidas com o Flávio Augusto Vasconcelos (12) 99177-6480, integrador das CSAs em São José dos Campos.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.