Notícias da Diocese › 30/04/2020

39 anos da Diocese de São José dos Campos!

No dia 1° de maio a Diocese de São José dos Campos completou 39 anos.

Para celebrar a data, uma Missa Solene presidida pelo bispo diocesano Dom Cesar Teixeira foi transmitida pelos perfis da Diocese no Facebook e YouTube.

Confira a homilia do Bispo Diocesano

À noite, as paróquias da Diocese proporcionaram momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento e Missas celebradas pelos padres. Estas atividades também foram transmitidas pelos canais de comunicação paroquiais.

Consagração da Diocese

Dom Cesar Teixeira escreveu uma oração de consagração da Diocese que foi solenemente rezada ao final da Missa em Ação de Graças pelo Aniversário da Diocese. Também os padres rezaram em suas paróquias, nas celebrações da noite.

Reze você também com sua família.

CONSAGRAÇÃO DA DIOCESE E DAS FAMÍLIAS A NOSSA SENHORA

Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, Mãe da Igreja e nossa Mãe, Rainha do céu e da terra, com o nosso coração esperançoso, vimos hoje colocar aos vossos pés nossa família, nossos filhos, nossa Diocese, nosso trabalho e toda nossa vida.

Fazei, Mãe, que nosso amor a Vosso Filho Jesus Cristo aumente cada vez mais para que Ele possa reinar em nossos corações e em nossas almas, tornando nossa família mais bela, luminosa, santa e amada por Deus.

Afastai de nós toda sombra de pecado, qualquer cilada de egoísmo, os perigos do tempo presente, conduzindo-nos no caminho da santidade, por meio da prática de todas as virtudes cristãs.

Queremos, ó Nossa Soberana, abrir-vos a porta de nossa casa, da casa de nossa Diocese: entrai nela, exercendo vossa função materna de cuidado e proteção! Estabelecei vossa morada no meio de nós, participando, assim, de nossa vida, pois sabemos que onde permaneceis, aí estão sempre presentes a graça e a Luz Divina, a pureza e a santidade.

Tomai-nos pela mão, levando-nos a percorrer o caminho da realização do desígnio de Deus. Cuidai do nosso trabalho, para que nunca nos falte a Providência Divina. Que a nossa ação se una ao amor, o trabalho à oração, a fadiga à sede ardente de uma caridade cada vez maior.

Entregamo-vos todas as nossas preocupações e sofrimentos, porque sabemos que onde reinais, está a segurança: nunca nos faltará nada!

Ó Mãe Nossa e Rainha, reinai soberana em nosso lar e em nossos corações e em nossa Diocese! Que eles sejam o reino do qual vós sejais a Rainha, para que nossa vida seja um espelho refletindo a vontade de Deus.

Que cada um de nós, vossos filhos e filhas, espalhe ao redor de si mesmo o perfume de todas as vossas virtudes! Exercei em nós vossa materna realeza, fazendo crescer em nossas famílias a harmonia e a paz, a compreensão e a concórdia, a união e a fidelidade.

E agora, com toda a força do nosso ser, proclamamos com alegria a consagração da nossa família e de nossa Diocese ao vosso Coração Imaculado, confiantes de que nunca serão desamparados aqueles que recorrerem à vossa proteção! Em vossas mãos, ó Mãe, as nossas mãos! No vosso coração, os nossos corações! Amém!

Clique AQUI e baixe a oração em PDF.

HISTÓRIA

Instalada em 1º de maio de 1981, a Diocese de São José dos Campos possui uma grande história de evangelização pastoral e ação missionária.

Localizada na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e entre as duas maiores cidades do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro, é constituída por seis cidades, São José dos Campos, Jacareí, Igaratá, Paraibuna, Monteiro Lobato e Santa Branca.

A população estimada, de acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 1.002.803 habitantes.

Com 46 paróquias dividas em oito regiões pastorais, possui clero formado por 97 padres e 106 diáconos permanentes. Atualmente são 37 jovens seminaristas em estudos rumo ao sacerdócio e 2 diáconos transitórios.

A Diocese possui uma Faculdade Católica credenciada pelo Ministério da Educação, para a formação acadêmica de seminaristas e leigos.

São mais de 60 as obras sociais e entidades filantrópicas ligadas às paróquias, congregações e movimentos presentes.

Nossa ação pastoral se constitui em mais de 80 pastorais, movimentos, associações e novas comunidades. Sua história é marcada pelas Assembleias Diocesanas. Todas elas apontaram de forma bastante clara as prioridades que deveriam nortear a ação pastoral-evangelizadora em momentos específicos da caminhada.

O MAPA DA DIOCESE

Ao longo de sua história, a Diocese ganhou novos contornos com a criação de novas paróquias. Ao ser criada, em 1981, a Diocese contava com 21 paróquias. Hoje são 46 paróquias – um crescimento que busca acompanhar o crescimento demográfico da região.

A organização da Diocese por Regiões Pastorais é para facilitar o trabalho pastoral. Cada uma é composta por um grupo de paróquias e coordenada por um sacerdote de uma das paróquias pertencentes àquela região

Em 2017, em Assembleia Diocesana, foi aprovado o Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral (PDEP). O Plano servirá como um instrumento de planejamento para todas as ações diocesanas.

AS ÁREAS PRIORITÁRIAS – AS 5 OPÇÕES PASTORAIS:

1. Família: Projeto de Deus;
  2. Juventude;
  3. Processo Catequético Formador de Discípulos Missionários;
  4. Dimensão Social da Fé;
  5. Ação Missionária;

BISPOS ANTERIORES

De 1981 a 1991 – Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid, SCJ, hoje arcebispo Emérito de São Sebastião do Rio de Janeiro/RJ.

De 1991 a 2004 – Dom Nelson Westrupp, scj, hoje bispo emérito de Santo André/SP.

De 2004 a 2013 – Dom Moacir Silva, hoje arcebispo metropolitano de Ribeirão Pret0/SP.

O BISPO DIOCESANO

Dom José Valmor Cesar Teixeira é salesiano e natural da cidade de Rio do Sul/SC.

Em 20 de março de 2014 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo para a Diocese de São José dos Campos/SP. Tomou posse canônica no dia 17 de maio de 2014.

É o presidente, na CNBB nacional, da Comissão Comunhão e Partilha. Na CNBB Sul 1 faz parte da comissão econômica do estado.