Artigos › 17/12/2018

Tempo de Esperar

A geração de uma nova vida, especialmente a vida humana, é o acontecimento mais espetacular na face da terra. Quando se trata da vida humana este espetáculo se reveste de maior significado, pois esta geração de vida precede de uma identificação entre duas pessoas que se amam. A nova vida será fruto do amor e não somente um acontecimento biológico.

Desde o momento em que o casal atesta a gravidez, nasce automaticamente a expectativa de uma nova vida que cresce a cada dia terminando no dia em que a mãe recebe a criança chorando em seus braços. A mãe passa por um advento de nove meses até que seu filho venha, que nasça, que alegre a toda família e amigos. Encerra-se o tempo de espera para dar lugar à presença real de mais uma nova vida.

Estamos às vésperas do Natal, tempo que chamamos de Advento. Esta palavra é usada em muitos sentidos. Para os pagãos, indicava a “vinda” do seu deus: em determinado dia do ano, expunham ao culto a sua estátua, com a convicção de que se faria presente entre os seus fiéis, disposto a distribuir bênçãos e conceder benefícios. A palavra “Advento” pode também significar a “visita” de um rei a uma cidade ou o dia da coroação do soberano. Os cristãos retomaram todas estas ideias e as aplicaram à “vinda” do seu Deus que se manifestou no mundo em Cristo. Reservaram, porém, a palavra “advento” ao período de preparação para esta “visita”.

Podemos falar de quatro adventos. Indiciamento o Advento pessoal, a conversão. Ainda carregamos as marcas do pecado em nossas vidas, este tempo suscita em nós mudanças para que possamos esperar e receber bem nosso Senhor em nossos corações.

Em segundo lugar, o Advento litúrgico: Com a Igreja nos preparamos para celebrar o nascimento histórico de Jesus, esperamos o maior acontecimento já acontecido na humanidade.

Em terceiro, o Advento escatológico (final dos tempos). Neste dia estaremos todos juntos na Jerusalém celeste, na morada eterna com nosso Senhor Jesus Cristo, Nossa Senhora, nossos entes queridos, contemplando a visão celestial.

Por fim, o quarto, o Advento social. No advento trabalha-se muito o profeta Isaias, que profetiza sobre o reinado do Messias na terra, sendo o profeta da esperança. Mas enquanto este reinado não chega, nós aqui peregrinamos e com a força do Espírito Santo, com nosso trabalho e consciência de que podemos ser também agentes de transformação de nossa sociedade.

Assim, neste contexto mais amplo de advento, podemos aproveitar e vivenciar melhor este especial tempo que nossa nos é proporcionado.

Padre Luis Fernando Soares
Pároco da Paróquia Espírito Santo, em São José dos Campos