Site do Congresso Eucarístico Nacional de 2020 já está no ar

A Arquidiocese de Olinda e Recife lançou o site do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, que vai acontecer de 12 a 15 de novembro de 2020, no Recife, com o tema “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2, 45 47).

Acessando o endereço www.cen2020.com.br, o usuário tem acesso a informações importantes sobre o congresso, que deve reunir nas celebrações e simpósios cerca de trezentos bispos e milhares de sacerdotes e fiéis de todo o Brasil.

O usuário pode acessar o site também pelo celular ou tablet, navegando pelas abas e seções sem dificuldades. A agência responsável pela criação teve o cuidado de desenvolver um site responsivo, que se adapta a todos os dispositivos móveis sem perder conteúdo.

“Com o site, fiéis do Brasil inteiro vão poder acompanhar as decisões das reuniões realizadas na secretaria geral, no Recife, e conhecer hino e oração do Congresso”, comentou o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, OSB.

Notícias que foram veiculadas em jornal e TV estão disponíveis no site, que traz também informações sobre a Arquidiocese, as cidades e os locais onde acontecerão os eventos. “À medida em que tenhamos mais informações, como a definição de palestras ou stands participantes da feira católica, tudo será colocado no site para que seja divulgado”, completou dom Fernando.

O Congresso.

Congressos eucarísticos nacionais são realizados pela Igreja no mundo inteiro, reunindo o povo em torno da Eucaristia. O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille (França). No Brasil, o Congresso Eucarístico Nacional acontece desde 1933, quando foi celebrado em Salvador, Arquidiocese Primaz do Brasil, com o tema “Vinde, adoremos o Santíssimo Sacramento”. Desde então, ocorre em diversas cidades brasileiras, ultimamente a cada dois anos. Recife já sediou um Congresso Eucarístico Nacional – o terceiro, em 1939, no episcopado de Dom Miguel de Lima Valverde.

A decisão de realizar o XVIII Congresso Eucarístico Nacional na Arquidiocese de Olinda e Recife, em 2020, aconteceu durante a 54ª Assembleia da CNBB, em Brasília, em 2017. Na assembleia do ano seguinte, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, apresentou aos bispos um vídeo com o tema do Congresso e com algumas definições como espaços para celebrações.

Programação.

O Congresso de 2020 trará em sua programação celebrações eucarísticas presididas por bispos em todas as paróquias e comunidades da Arquidiocese. Uma feira católica será montada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, mesmo local onde será realizado o Simpósio Eucarístico com suas várias conferências. No sábado à tarde, cerca de duas mil crianças farão a Primeira Comunhão juntas, na Arena de Pernambuco. A missa de encerramento do Congresso será celebrada no domingo, no Marco Zero do Recife.