Artigos › 17/09/2019

Sínodo Pan Amazônico

Em outubro de 2019 acontecerá o Sínodo Pan Amazônico que sob o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral” refletirá sobre a realidade dos povos, da Igreja, bem como sobre as lições, as riquezas e os desafios presentes na grande região amazônica formada por nove países da América do Sul.

Esse acontecimento importante para a Pan Amazônia o é também para todo o planeta, quer pelo significado desta região em si e para o mundo, quer pela diversidade de temas que serão considerados e que podem iluminar outras dimensões da vida e da história, bem como da missão da Igreja em todo o orbe.

A presença deste Sínodo na mídia acontece tanto por meio de quem conhece e compreende a sua intencionalidade, quanto por causa dos golpes que lhe são desferidos pelos que o interpretam de ouvir falar.

A Constituição Apostólica Episcopalis communio afirma que “o Sínodo dos Bispos deve tornar-se cada vez mais um instrumento privilegiado de escuta do Povo de Deus: escuta de Deus, até ouvir com Ele o grito do povo; escuta do povo, até respirar nele a vontade a que Deus nos chama” (n. 6).

O Sínodo Pan Amazônico quer ser oportunidade para que se conheça a riqueza do bioma, os saberes e a diversidade dos povos da Amazônia, especialmente dos indígenas, suas lutas por uma ecologia integral, seus sonhos e esperanças.

Pretende ser ocasião para o reconhecimento das lutas e resistências dos povos da Amazônia que enfrentam mais de 500 anos de colonização e de projetos desenvolvimentistas pautados na exploração desmedida e na destruição da floresta e dos recursos naturais.

Será momento de convivência com a Amazônia, com o modo de ser de seus povos, com seus recursos de uso coletivo compartilhados num modo de vida não capitalista adotado e assimilado milenarmente.

Finalmente buscará comprometer-se com a defesa da Amazônia, seu bioma e seus povos ameaçados em seus territórios, injustiçados, expulsos de suas terras, torturados e assassinados nos conflitos agrários e socioambientais, humilhados pelos poderosos do agronegócio e dos grandes projetos econômicos desenvolvimentistas.

Diferente do que muitos falam sem conhecer os porquês e as intenções deste Sínodo, seu objetivo não é simplesmente defender a natureza em si, mas enquanto dom do Criador a serviço da humanidade e para ser cuidado por ela. De modo algum a Igreja quer interferir na soberania nacional de cada país que compõe a Pan Amazônia, mas conscientizar todos acerca de sua responsabilidade por uma parte do planeta cuja defesa, preservação e promoção significam compromisso com o bem comum.

Em sintonia com o projeto de Deus e desde seu compromisso com o ser humano a Igreja buscará com este Sínodo caminhos para cuidar melhor da casa comum de cada pessoa em seus direitos e necessidades, mas também para favorecer-lhe expressar sua dignidade e originalidade.

Pe. Edinei Evaldo Batista
Reitor do Seminário do Seminário de Teologia