Artigos › 15/05/2012

Silêncio, primeiro passo para acolher a Palavra

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é o único dia mundial estabelecido pelo Concílio Vaticano II, por meio do decreto Inter Mirifica, sobre os meios de comunicação, de 1963. É sempre comemorado no domingo da Ascensão do Senhor. Todos os anos, o Santo Padre lança uma mensagem para este Dia, propondo a reflexão em torno de um tema.

Para o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais, Bento XVI escolheu como tema “Silêncio e palavra: caminho de evangelização”, um alerta para o mundo que está interligado e produz um imenso fluxo de informação a cada instante, a fim de que não esqueça que o silêncio faz parte do processo comunicativo.

Vale a pena aprofundar-se nas palavras de Bento XVI, pelas quais explica que as relações entre o silêncio e palavra são “dois momentos da comunicação que se devem equilibrar, alternar e integrar entre si para se obter um diálogo autêntico e uma união profunda entre as pessoas”.

Diz a mensagem: “Palavra e silêncio. Educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; e isto é particularmente importante para os agentes da evangelização: silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo.”

A Pastoral da Comunicação (PASCOM) está presente em 30 paróquias da Diocese de São José dos Campos. Além de comunicar, a PASCOM tem como tarefa educar e formar cidadãos conscientes e críticos sobre o verdadeiro papel da comunicação na sociedade.

[box_light]Acompanhe as novidades da PASCOM, pelo site www.pascom.org.br e no Facebook: facebook.com/pastoraldacomunicacao.[/box_light]

Padre Edinei Evaldo Batista
Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação