Ser padre
[dropcap]U[/dropcap]m dia, numa missa, escutei Jesus me dizer: “Vem e segue-me”. Tornei-me um discípulo dele. Seu ideal me seduziu.
Com ele descobri o sentido da vida. Meu coração se encheu de alegria, de amor e de esperança. Puxa, era a sensação de que eu tinha encontrado o que precisava pra ser feliz. Fui convencido que o sentido da minha vida estava nele e no seu ideal. Depois, numa manhã de verão, no meio de uma das nossas conversas, ele me olhou profundamente e disse: Ei, meu amigo, preciso de você! Te chamo pra ser padre. Quero continuar falando com as pessoas e agindo em suas vidas por meio da sua vida. Você topa? Você aceita? Respondi que sim. Na liberdade e com alegria, topei a parada.
Na verdade percebi que os desejos e sonhos de Jesus bateram com os meus. Foi o jeito com que ele tratava o Pai do céu e a vontade que tinha de fazer o bem às pessoas que me cativaram. Que coisa bonita! Então eu decidi viver desse jeito. Do jeito dele. E fiquei padre! E você me pergunta por quê? Porque me tornei padre? Bem, é… Porque sempre quis ser feliz e ajudar as pessoas a serem também. Porque quero estar presente na vida dos doentes e pobres e ajudá-los. Porque vejo que muitas pessoas precisam de Cristo e isto acontece por meio da minha presença, da minha palavra e do meu silêncio para escutá-las. Quis ser padre porque as pessoas precisam do perdão dos seus pecados. Elas precisam sentir aquela alegria que nunca passa. Precisam de um líder que aponta o céu, que faz as vezes do Pai, que simplesmente ama os seus filhos e filhas.
Quis ser padre para liderar e guiar as pessoas no caminho de Jesus. Quis ser padre para tornar Jesus mais conhecido, seguido e amado. Pra testemunhar às pessoas que, com Jesus a vida é mais feliz. Quis ser padre porque o mundo precisa da Eucaristia. E se não tem padre, não tem Eucaristia. Quis ser padre para anunciar a ressurreição de Jesus e, naturalmente, a certeza da nossa ressurreição. Que, com Ele, superamos tudo e perseveramos sempre.
Quis ser padre para ficar disponível o tempo todo para Deus e para as pessoas. Renunciei ter uma família para estar a serviço de todas as famílias, do mundo inteiro. Quis ser padre porque faltam padres no mundo. Quis ser padre para pregar a Palavra de Deus. É dessa Palavra que as pessoas precisam. Palavra que anima, que cura e ilumina suas vidas. Quis ser padre porque assim posso ajudar mais as pessoas que sofrem e dizer a elas que a dor, o sofrimento e a morte não tem a última palavra. Sabe, sou um homem, que ficou cristão e se tornou um padre. Não sou anjo. Não sou de outro planeta. Sou apenas um ser humano que, como você, ama a vida. Que um dia foi criança, adolescente e jovem. Que foi estudante. Que ficou adulto e tomou uma decisão séria na vida. Que curte os amigos. Que gosta de músicas de vários estilos. Vidrado em cinema e teatro. Que gosta de futebol. Do mar. Que ama arrancar um sorriso das pessoas. Que tem sonhos e deseja ajudar a tornar este mundo mais justo e mais fraterno. Como você, eu também cometo erros. Peço perdão, me levanto e vou em frente. Como você, ficarei velho e morrerei. Olhando nos seus olhos eu digo de todo o coração: Esforço-me, o tempo todo, para que as pessoas vejam Jesus em mim. Elas têm esse direito. Aliás, padre e Jesus são e têm que ser uma realidade só. O Padre é o amor do Coração de Jesus. É o presente que o Pai do céu deu ao mundo.
Prazer! Eu sou um padre. Um homem feliz. Realizado. Um homem que vive para os outros. Um fabricante de esperança e de paz.
Se eu nascesse mais cem vezes, cem vezes ficaria padre. E você? Quer ser padre? Deus te abençoe!
Pe. Rogério Félix Machado
Reitor do Seminário de Teologia
Olá! Eu acho muito bonito ler o testemunho de quem se tornou padre. Eu acho dignificante e muito glorioso quem é padre por que eu vejo que assumir o sacerdócio é uma nobre escolha em relação ao estilo de vida. Se dar por completo aos pobres, ao doentes ao fracos e necessitados são atos de valor pois omente quem recebe entende assim também quem se faz.