Notícias da Diocese › 10/07/2019

Seminaristas realizam missões na Zona Norte de São José

Mesmo no período de férias, os seminaristas da Diocese foram missionários na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Altos de Santana. Estiveram em uma semana missionária, dos dias 29 de junho a 7 de julho, atividade que contribuiu na caminhada de discernimento e formação para a vida sacerdotal. As missões foram, em sequência, nas seguintes comunidades: Altos de Santana (7 Setores), Telespark (4 setores), Vila Dirce (2 setores) e Minas Gerais (2 setores).

Ao todo 40 seminaristas, juntamente com os diáconos transitórios Carlos Eduardo, Fabiano de Carvalho e Gustavo Munhoz, estiveram presentes por uma semana nas casas de paroquianos. Os reitores Pe. Djalma Lopes Siqueira (Propedêutico), Pe. Vicente Benedito Simões (Filosofia), Pe. Edinei Evaldo Batista (Teologia) também estiveram presentes.

A programação contou com diversos momentos de espiritualidade, visita aos paroquianos, aos enfermos, recreação com as crianças, tarde com os jovens e terço luminoso. O bispo diocesano Dom Cesar Teixeira, presidiu o encerramento das missões com a missa no domingo, 7 de julho.

A missão sempre gera suas experiências e testemunhos, tanto para aqueles que são missionários, como para quem acolhe, abre suas casas, a equipe de organização.

Confira abaixo alguns testemunhos:

“A experiência da missão é sempre algo renovador para a vocação. Atender as pessoas nas mais diversas realidades, nos faz conhecer melhor o povo de Deus, suas necessidades e lutas. Assim vamos cada vez mais configurando a missão do Cristo Bom Pastor”.
(Ricardo Leite – Seminarista do 4° ano de Teologia)

“Ser jovem não é sinônimo de sala de espera, de aguardar a sua vez, mas sim de ser aquele que corre atrás dos seus objetivos. A missão foi muito disso: você ir até o próximo e mostrar que é possível ser jovem e também ser um seguidor de Cristo. A presença dos seminaristas em nossa paróquia foi uma experiência maravilhosa, pois conhecemos um pouco da caminhada de fé deles. Também foi gratificante para nós, pois contribuímos para o crescimento da fé deles e eles contribuíram para o nosso”.
(Milena Bruzaferro – Jovem Paroquiana)

“Para mim é um enorme prazer poder receber os missionários em minha casa. Já havia acolhido missionários em outras oportunidades, mas em cada nova experiência aprendemos muito e fortalecemos nossa fé”.
(Maria das Dores Rosa – Agente da Pastoral Litúrgica que acolheu os seminaristas em casa)

“Acredito que a missão é fundamental na vida da Igreja: ela fortalece a fé, une a comunidade e nos aproxima cada vez mais de Cristo. Sentir a alegria da juventude, aprender com a sabedoria dos idosos e fazer comunhão não deixa a fé morrer, nem faz passar despercebida a presença viva de Cristo no meio de nós”.
(Gustavo Ferreira – Jovem Paroquiano)

Veja as fotos da semana em nosso Flickr