Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Sociedade › 14/06/2018

“Seja solidário. Doe sangue. Compartilhe vida”

Dia Mundial do Doador de Sangue: acesso oportuno a sangue seguro.

A iniciativa destaca valores humanos fundamentais, como altruísmo, respeito, empatia e generosidade. As transfusões de sangue e de seus componentes ajudam a salvar milhões de vidas todos os anos.00

A campanha da Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para o Dia Mundial do Doador de Sangue deste ano agradece o compromisso dos doadores voluntários e busca conscientizar o público em geral sobre a necessidade de mais doações voluntárias regulares para garantir a qualidade, a segurança e a disponibilidade do sangue e seus derivados.

As transfusões de sangue contribuem também para que os pacientes com doenças potencialmente mortais vivam por mais tempo e com melhor qualidade de vida, além de possibilitarem intervenções médicas e cirúrgicas complexas. As transfusões têm uma função vital no atendimento materno-infantil, na gravidez e na resposta de emergência no caso de desastres naturais ou causados pelos seres humanos.

Na região

Responsável pelo atendimento aos principais hospitais de São José dos Campos, Jacareí, Pindamonhangaba, Caraguatatuba, parte de Caçapava e de Taubaté, o Serviço de Hemoterapia recebe, em média, 100 doadores por dia e realiza cerca de 3.500 transfusões de sangue por mês.

Com um cadastro de 161 mil doadores de sangue, a instituição atende mais de 30 hospitais da região, entre eles o Hospital Municipal de São José dos Campos.

Atualmente, 85% dos doadores de sangue são voluntários, ou seja, doam espontaneamente sem que haja um parente ou amigo precisando de sangue e 59% retornam para uma nova doação no prazo de até 1 ano. 70% dos doadores são homens e 30% mulheres. A faixa etária que mais doa está entre os 18 e 29 anos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que entre 3% e 5% da população doe sangue regularmente para suprir a necessidade de transfusões. No Brasil, no entanto, menos de 2% da população doa regularmente.

Quem pode doar

  • Pessoas saudáveis
  • Entre 16 e 69 anos
  • Homens devem ter mais de 50 kg e mulheres mais de 55 kg.
  • Apresentar documento oficial com foto como Carteira de Identidade
  • Não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos como leite, ovos, frituras e frios 3 horas antes de doar
  • Ter repousado por, no mínimo, 6 horas.

O Serviço de Hemoterapia fica na Rua Antonio Saes, 425, no Centro de São José do Campos. Funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h30. Telefone: 12 3519.3766.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]