Saúde – Todos Contra a Dengue
Aridiane de Andrade | Jornal Expressão,
com informações da Prefeitura Municipal de SJC
O verão chegou e junto com essa maravilhosa estação chega também o período de férias, de chuvas e porque não período crítico da dengue.
A dengue é uma doença séria que pode matar. Ainda não existe vacina ou medicamento para combater a doença e os cuidados são apenas contra os sintomas, como mal estar geral, dor e febre.
A maneira mais fácil de manter esse inimigo longe de seu lar e evitar a doença é não deixar o mosquito nascer. Acabe com as larvas, não permitindo a formação de água parada e fale para o seu vizinho fazer o mesmo.
Conhecendo o inimigo – segundo o material de conscientização distribuído pela Prefeitura de São José dos Campos o Aedes aegypti tem um terço do tamanho de um pernilongo comum. E não faz o menor ruído que possa chamar a sua atenção.
O mosquito ataca durante o dia. E pica quem encontrar pela frente, seja criança ou adulto, rico ou pobre. Sua picada não causa dor, nem coceira na pele.
A fêmea realiza em toda a sua vida a postura de300 a450 ovos. A primeira fica em torno de80 a100 ovos, diminuindo para as próximas com25 a30 ovos por postura. E ela é muito esperta: qualquer lugar com um pouquinho de água – mesmo os mais escondidos – serve para que os ovos se transformem em larvas e depois, em mosquitos.
Bastam 10 dias para que isso aconteça. E, uma vez completado o ciclo, o mosquito já começa a atacar.
Pessoas infectadas – Estimativas do Ministério da Saúde sugerem que 2% da população do município contraia a doença no próximo ano. É durante o período de chuvas, entre janeiro e maio, que se concentra o maior número de pessoas infectadas.
Desde janeiro foram registrados 2369 casos de dengueem São José dos Campos, sendo 2193 contraídos no município e 176 importados. Esse é o maior número de casos registrados na cidade. Em 2010, foram confirmados 694 casos, entre autóctones e importados.