Artigos › 20/04/2012

São Dimas, nossa Catedral!

22 de abril – 3º Domingo de Páscoa – Dia do Padroeiro da Catedral São Dimas

Tudo parece vir de um antigo sonho, quem sabe de uma palavra de ciência, ou ainda, de uma profecia. Há 61 anos, por aqui chegou um sonhador, um sacerdote dedicado, um profeta de nossos tempos, Monsenhor Ascânio Brandão.

Veio para trazer novidades, para inspirar confiança, para semear ideais. Dessa maneira começou a divulgar a devoção a São Dimas, o Santo do Calvário, desejando ardentemente edificar um templo que o tivesse como patrono.  Mas no coração desse pastor o ideal se ampliava. Ele não pensava só no povo da paróquia, mas da região, do Estado, quem sabe até mais…Começou, por meio dos amigos, a propagar a notícia. As sementes foram lançadas em terra boa.

Logo, verdadeiras romarias começaram a aparecer por aqui, vinham da região do Vale do Paraíba e do Sul de Minas Gerais.  Até hoje temos ecos desses fatos. Uma ou outra vez recebemos cartas de pessoas de várias partes do país, querendo saber de nossa paróquia e da devoção ao Santo do Calvário. Muitas dessas pessoas ainda conservam os primeiros “santinhos” e panfletos enviados pelo devotado sacerdote. O sonho só estava começando: uma igreja marcante, diferente, que acolhesse muitos fiéis.  Monsenhor Ascânio se foi para junto do Pai, para ser construtor da paróquia, de lá do céu.

Nos desígnios de Deus, que ultrapassam nossas medidas, a pequena igreja sonhada, foi elevada a catedral, quando da criação de nossa diocese. Pelos caminhos de Deus, São Dimas tornou-se a igreja mãe da porção do povo de Deus em São José dos Campos. Os de casa e os de outras redondezas aqui encontram o abraço misericordioso de Jesus.  Entrando nessa Casa de Deus, vem-nos uma prece pura, singela e que diz tudo: “No teu Reino, lembra-te de mim, Senhor!”. É o que mais queremos. É disso que o coração tem sede.

Padre Rinaldo Roberto de Rezende
Cura da Catedral