Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911

Santa Sé declara Nossa Senhora Medianeira “Rainha do Povo Gaúcho”

Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças foi declarada “Rainha do Povo Gaúcho”, disse o arcebispo de Santa Maria (RS), dom Leomar Antônio Brustolin, presidente do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em missa na basílica de Nossa Senhora Medianeira, na sexta-feira (31), dia da padroeira do Rio Grande do Sul.

Segundo dom Leomar, “o Decreto de Consagração do Estado do Rio Grande do Sul à Virgem Maria, Medianeira de Todas as Graças” veio do Dicastério para o Culto Divino e foi propício “neste tempo de provação devido à catástrofe das chuvas que se abateu” sobre o Sul do Brasil.

“Essa Coroação Pontifícia colabora para fortalecer a espiritualidade mariana em todo o Estado e renovar a esperança num futuro que exige empenho de todos para a reconstrução da vida”, disse o arcebispo.

 

“O Decreto propõe a Coroação Pontifícia da imagem da Bem-Aventurada Virgem Maria, Medianeira de Todas as Graças e que ela seja invocada como ‘Rainha do Povo Gaúcho’”, disse dom Leomar.

A coroação da imagem da Medianeira acontecerá na basílica dedicada à santa, em Santa Maria (RS), no dia 15 de agosto, solenidade da Assunção de Nossa Senhora e aniversário da basílica, às 19h.

Segundo dom Leomar, a partir de agora, haverá anualmente uma novena em honra a Nossa Senhora Medianeira durante o mês de maio, que será finalizada no dia 31 de maio, data da festa litúrgica da padroeira do Rio Grande do Sul.

 

Devoção a Nossa Senhora Medianeira

A devoção a Nossa Senhora Medianeira em Santa Maria (RS) foi iniciada em 1928, através dos incentivos do padre Ignácio Rafael Valle, mas se popularizou a partir de 1929, quando o então papa Pio XI concedeu à diocese de Santa Maria a honra de celebrar Nossa Senhora Medianeira com festa própria.

Em 5 de setembro de 1930, 23 mulheres prepararam uma romaria à Nossa Senhora Medianeira para pedir proteção para a cidade de Santa Maria, que era ameaçada pela Revolução de 1930. Suas preces foram ouvidas e dias depois a revolução terminou de forma pacífica.

Em 15 de agosto de 1935, o então bispo de Santa Maria, dom Antônio Reis começou a construção do santuário dedicado à Nossa Senhora Medianeira.

Nossa Senhora Medianeira foi declarada padroeira do Rio Grande do Sul em 25 de outubro de 1942, pelo então arcebispo de Porto Alegre, dom João Becker, e os demais bispos do Estado. Ela também foi proclamada padroeira da Província Eclesiástica de Santa Maria (RS), em 17 de março de 2022.

Em 12 de dezembro de 1943, dom Antônio Reis realizou a primeira romaria estadual a Nossa Senhora Medianeira. Atualmente, a peregrinação acontece no segundo domingo do mês de novembro, e atrai mais de 300 mil pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: ACI Digital

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]