Santa Branca comemora 175 anos de sua paróquia
De capela curada a igreja matriz da cidade
O mês de dezembro é muito especial para a Paróquia Santa Branca. Após um ano de preparação, a festa do jubileu marcará os 175 anos de história da Igreja Matriz da cidade de Santa Branca.
No começo de sua história, a igreja ainda capela era conhecida como “Capela Curada”. O primeiro batizado registrado nela é de 3 de junho de 1833 e o primeiro casamento aconteceu no dia 25 de junho do mesmo ano, assistido pelo Pe. João Batista da Silva Borges, até então capelão.
A partir de 1º de novembro de 1837 até julho de 1841, padre João da Silva Borges passou atuar como Cura. Quando então foi criada a Paróquia Santa Branca, em 11 de dezembro de 1839.
Substituído por padre Higino Rodrigues Moreira, o padre pioneiro como ficou conhecido foi vigário da igreja de 1842 a 1848.
A cidade. Santa Branca está a 91 km da capital São Paulo (SP) e por muitas vezes esteve anexada à cidade de Jacareí e outras à Salesópolis. Fundada em 22 de maio de 1832, ainda preserva parte de sua arquitetura, especialmente no centro da cidade e nas fazendas mais antigas.
De acordo IBGE a população estimada da cidade em 2014 é de cerca de 14400.
Ano Jubilar
É o tempo de celebrar o Jubileu, tempo em que a Igreja procura criar condições especiais para os batizados acolherem a graça de Deus, a alegria cristã de viver, o perdão dos pecados, a reconciliação dos que se ofenderam, a coragem de lutar por um mundo mais justo, segundo o projeto de Deus. Esse tempo corresponde normalmente a um ano.
A celebração do jubileu nos convoca a reassumir nosso compromisso em meio às perplexidades do mundo contemporâneo, de maneira criativa e evangélica. Pede sobretudo à Igreja, a transparência do testemunho, a audácia da profecia, a firmeza da esperança.
Esse tempo jubilar não nos convida, mas nos convoca a uma participação intensa e efetiva como novo alento e ardor na vivência da nossa vocação na Igreja, a assumirmos com veracidade a missão profética em nossa Paróquia e comunidades e continuar alimentando nosso compromisso evangélico na Eucaristia e na Palavra de Deus, pois “o que vimos e ouvimos nós anunciamos” (Jo 1, 3).
Padre Raimundo Nonato Viana Sobrinho
Pároco
[box_dark]
Celebre com a paróquia!
A grande festa dos 175 anos da Paróquia Santa Branca será no dia 11 de dezembro, quinta-feira, com missa solene às 19h30 presidida pelo bispo diocesano, Dom Cesar Teixeira.
A Igreja Matriz de Santa Branca fica na Praça Ajudante Braga, 126, no centro da cidade. Informações: (12) 3972-0022 / paroquiasantabranca@diocesesjc.org.br
[/box_dark]
VIVA SANTA BRANCA!
Tenho orgulho de ser santabranquense. Este é um ano muito importante pra nós!
Padre Raimundo com certeza já está na história da nossa paróquia por investir e acreditar na comemoração desse ano.