Regional Sul 1 promoveu Encontro da PASCOM
Com a proposta de refletir sobre os fundamentos bíblicos teológicos da Pastoral da Comunicação (Pascom), mais de 90 agentes das dioceses do Regional Sul 1 da CNBB se reuniram, de 30 de novembro a 1º de dezembro, em Aparecida (SP). As conferências contaram com a assessoria do padre Joãozinho, SCJ, que abordou o tema “Evangelizar é comunicar”.
Na abertura do encontro, o bispo de Itapeva e referencial da Comunicação no Estado de São Paulo, dom José Moreira de Melo, e a assessora da PasCom, irmã Maria Celeste Ghislandi, partilharam trechos da primeira Exortação Apostólica do papa Francisco, a ‘Evangelii gaudium’ (A Alegria do Evangelho).
O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, sobre a exortação, destacou as principais características do papa, como a sua linguagem objetiva, fácil e simples, que vem surpreendendo cristãos do mundo inteiro. O cardeal questionou os participantes sobre o papel da Igreja no campo da Comunicação.
“O papa nos responde a esses desafios que nos convocam a estar aqui: não é apenas a questão tecnológica, mas sobretudo saber responder e levar a Boa notícia pautada na coerência cristã que busca com nosso testemunho pessoal”, afirma. Para dom Damasceno, “a comunicação deve levar às pessoas ao encontro de Jesus, para um trabalho eficaz”.
Abordagem
Padre Joãozinho, SCJ, abordou a fundamentação bíblico-teológica da Pastoral da Comunicação citando documentos conciliares como decreto Inter Mirifica, as mensagens dos papas pelo Dia Mundial das Comunicações e a exortação do papa Francisco. “O pensamento e atuação da Igreja, referente à Evangelização, está voltado para utilização dos meios de comunicação como forma de promoção da Teologia do Encontro”, disse o sacerdote.
O encontrou contou, ainda, com a exposição dos trabalhos das oito sub-regiões pastorais (Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II, SPI, SPII e Sorocaba), além de uma abordagem das atividades da Associação Católica de Comunicação, a Signis Brasil. Na oportunidade, os participantes visitaram as instalações do Santuário Nacional de Aparecida e conheceram um pouco da história da Basílica.