Artigos › 02/09/2013

Reflexão Diária – 02 de setembro de 2013

Começamos mais uma semana de trabalho e também um mês muito especial dedicado a Palavra de Deus. Teremos o privilégio de ler trechos do Evangelho de São Lucas todos os dias, como este de hoje (Cf. Lc 4, 16-30). A partir destes textos vamos caminhar com Jesus.

Falando em caminhar, a passagem já citada coloca Jesus caminhando. Ele vai até sua cidade: Nazaré! Este caminhar não é só geográfico, mas também é a dinâmica do Espírito Santo na vida do Cristo Senhor, o ungido. Sua missão a partir da comunidade de São Lucas começa com a ação do Espírito desde a Encarnação, com a passagem da anunciação (Cf. Lc 1, 35) e segue por vários outros textos apontando Jesus conduzido pelo Espírito. Como todos da sinagoga naquele tempo, fixemos o nosso olhar em Jesus e sigamos seus passos.

A presença de Jesus na sinagoga de Nazaré onde se tinha criado causou grande admiração e incompreensão entre os seus conterrâneos como já era de esperar. Por um lado se vê a admiração, o contentamento por causa das palavras que saem de sua boca, por outro lado, incompreensão, não aceitação por ser Ele o filho de José. Será que hoje aceitamos Jesus na sua Divindade e Humanidade ou ainda continua a causar escândalo entre nós cristãos?

Jesus, o Deus feito homem e o homem que é Deus veio se aproximar dos pobres, cegos, surdos e pecadores. Eis um Deus rico em Amor e Misericórdia. Um Deus que deixa seu “palácio real”, sua condição divina para se humilhar assumindo nossa condição, toda nossa condição, menos o pecado. O Senhor nos convida a abrir o coração para acolhê-lo, para isso é preciso deixar a lógica deste mundo e entrar no mistério de Deus.

Jesus é expulso da sinagoga, como os pobres, os cegos, os pecadores. Para Ele isto não tem a menor importância porque o Espírito O conduz nada e nem ninguém o impedirá de cumprir sua missão. Prova disto está no final do evangelho quando querem matá-lo, levaram-O para alto monte, fora da cidade, querem jogá-lo no precipício, mas Ele passando no meio deles seguiu o seu caminho.

Com Jesus caminhemos esta semana sem medo dos que são contra nós e cheios do Espírito, como Jesus, continuemos nossa missão iluminados pela Palavra.

padre_joao_alves_sobrinho

Pe. João Alves Sobrinho