Província Eclesiástica de Aparecida realiza Assembleia Provincial
A Província Eclesiástica de Aparecida, circunscrição que reúne as Diocese de Taubaté, Lorena, São José dos Campos, Caraguatatuba e a Arquidiocese de Aparecida, realizou no sábado 09 de novembro de 2024, no Seminário Diocesano Santo Antônio, em Taubaté, a sua Assembleia Provincial.
A Assembleia é um momento de refletir a caminhada pastoral das dioceses e planejar os próximos passos. Este ano a Assembleia abordou o tema “O Potencial Evangelizador do Ano Santo”, tendo em vista o Jubileu da Esperança. Foram convidados para a Assembleia Provincial: os Bispos, Coordenadores Diocesanos de Pastoral e 12 membros de cada Conselho Diocesano de Pastoral.
O encontro contou com a presença do padre Luis Fernando da Silva, Secretário Executivo do Regional Sul 1 da CNBB que fez a assessoria sobre o tema da Assembleia: “O Potencial Evangelizador do Ano Santo”.
O encontro foi iniciado com a acolhida do Bispo de Taubaté, Dom Wilson Luis Angotti Filho, que falou sobre como o momento da Assembleia é importante para a caminhada pastoral da Província Eclesiástica de Aparecida: “Estarmos reunidos hoje é significativo para ter uma sintonia pastoral, para que não sejamos uma ‘Babel’ cada uma falando uma língua, mas é oportunidade de caminhar na mesma direção, cada um com sua criatividade, no caminho da Evangelização”, afirmou Dom Wilson.
Os demais bispos presentes também fizeram uma breve saudação indicando os caminhos para a evangelização. Em seguida, na capela do Seminário Diocesano Santo Antônio, os participantes rezaram juntos a oração inicial do encontro.
Na exposição do Assessor, Padre Luis Fernando fez uma apresentação sobre os anseios do Papa Francisco para o Jubileu, relembrou o que é o Jubileu, os gestos concretos e o cronograma. Além disso, deu pistas de como a Província Eclesiástica de Aparecida pode trabalhar a temática do Jubileu 2025 a partir da Prioridade Pastoral definida em Assembleia Estadual que é “formar e animar comunidades eclesiais missionárias, a partir da Palavra de Deus (grupos de reflexão, círculos bíblicos, pequenas comunidades) indo ao encontro e gerando proximidade”.
Após a apresentação, os participantes se reuniram em grupos por Diocese para uma reflexão e indicação de ações para o Ano Santo. Cada Diocese apresentou em plenária as propostas que surgiram nos grupos, depois de algumas considerações dos participantes, padre Luis Fernando fez sua consideração final.
Dom Wilson fez um agradecimento a todos os participantes e às equipes que trabalharam para a realização da Assembleia Provincial e com a oração Angelus encerrou o encontro.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.