Notícias da Diocese › 09/03/2012

Propedêutico 2012

Ana Lúcia Zombardi | Jornal Expressão

Depois de dois anos de acompanhamento pela Pastoral Vocacional de nossa diosece, assessorada pelo padre Lucas Rosa da Silva, 6 jovens iniciaram sua caminhada em preparação ao sacerdócio. Eles foram acolhidos no seminário Propedêutico São José no dia 12 de fevereiro e as aulas foram iniciadas no dia 23.  O curso Propedêutico tem a função de acolher os vocacionados ao sacerdócio para a uma melhor preparação para a vida no seminário. São desenvolvidas nessa etapa da formação, dimensões necessárias para o processo vocacional, nas áreas: humano-afetiva, comunitária, intelectual e pastoral.

[quote]

Conheça como nasceu a vocação de cada um:

“Através da Eucaristia e trabalho pastoral na minha paróquia, a minha vocação nasceu.” Leandro Marcel Xavier do Nascimento (Paróquia Santa Branca)

“Foi no sofrimento (por ter passado por um sequestro) e a experiência de Jesus na minha paróquia  e com a intercessão do Beato João Paulo II  que a minha vocação amadureceu.”  Guilherme Paranhos da Silva (Paróquia São João Batista)

Desde criança desejei ser padre. Com a morte do Padre Wagner Rodolfo da Silva, a vontade de ser padre novamente veio à tona.” Cícero Augusto Webe da Silva (Paróquia Nossa Senhora de Fátima)

“Na preparação da Crisma estava em crise. Participando do movimento Legião de Maria, no retiro de conversão, encontros vocacionais e com muito diálogo com amigos a minha vocação nasceu.” Francisco Antônio Rodrigues Batista (Paróquia Santa Rita de Cássia)

Participando da missa, por meio da fala do padre, na Primeira Comunhão, Grupo de Jovem , muito questionamento pessoal  e ajuda do pároco, a minha vocação despertou.Ricardo Andrade Leite (Paróquia Santa Cecília)

Era coroinha, com dificuldades na família, me afastei da Igreja, fiz experiência do namoro e por causa de um acidente automobilístico a minha vocação surgiu.” André Luís Santos Vieira (Paróquia Nossa Senhora de Fátima)

[/quote]

Rezemos pelas Vocações em nossa Diocese

Oração Vocacional

Senhor da messe e Pastor do Rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz.

Senhor que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão, ensina a nossa vida a ser serviço. Fortalece aos que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa.

Senhor que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros, dá perseverança a nós seminaristas, desperta o coração dos nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.

Senhor da messe pastor do rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, mãe da Igreja, modelo do Evangelho, ajuda-nos a dizer SIM.

AMÉM.

[box_light]

Convite

O Propedêutico irá realizar o Tríduo em louvor a São José, seu padroeiro, dias 15, 16 e 17 de março, às 17h, com a Santa Missa, na Capela do Seminário, na Av. São João, 2650. Toda comunidade está convidada. “Que São José, padroeiro do seminário e da diocese interceda por esses jovens, ajudando-os a serem realizados. Vocação acertada é certeza de vida feliz”. (Pe. José Vieira Pinto – Reitor do Seminário Propedêutico São José)