Notícias da Diocese › 05/11/2018

Propedêutas realizam missões

No primeiro ano de formação, chamado Propedêutico, os seminaristas da nossa diocese recebem uma formação adequada que marcará toda a caminhada pessoal e comunitária. Destaca-se, porém, a rica experiência missionária vivida ao longo do ano, fundamentada no Batismo e sempre tão necessária à Igreja. A esta experiência se dá o nome de SIM – SOMOS IGREJA MISSIONÁRIA.

Neste ano, foram enviados a quatro paróquias para que, juntamente com os membros delas, durante um final de semana promovessem visitas às casas e atividades com os jovens e crianças.

No primeiro semestre foram visitadas as comunidades da Paróquia Maria Auxiliadora dos Cristãos, em Jacareí, e Comunidade São Bento, da Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus, em São José dos Campos.

No segundo semestre, os seminaristas visitaram a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São José. Também participaram do primeiro dia das missões paroquiais da Paróquia São Benedito, do Alto da Ponte, com os seminaristas da Teologia, passaram em missão a primeira semana das férias de julho, na Paróquia São José Operário, da Vila Paiva.

As missões SIM são pautadas no querigma, isto é, no anúncio das verdades essenciais da fé e um convite de conversão e adesão a Jesus Cristo. Cada missão foi precedida de um retiro também querigmático ministrado no domingo anterior à ação missionária.

A missão é uma forte oportunidade de encontro pessoal com Jesus na abertura à ação do Espírito Santo, protagonista de todo ministério. “Foi muito bom para a vida das pessoas, não só como uma preparação para a missão”, partilha Gabriela Neves, missionária na Paróquia Santa Teresinha.

Na Paróquia Maria Auxiliadora dos Cristãos, as missões foram vivenciadas como um tempo de graça, como conta Wilson André Honório. “Para mim foi uma experiência muito rica. Percebi que conseguimos levar uma palavra de conforto, um sorriso. Espero fazer mais vezes”, conta o missionário.

Estar em constante atividade missionária também é um desejo incentivado, a partir da Missão SIM, no jovem Luiz Santos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. “Participar como missionário foi muito edificante, primeiro como cristão e depois como vocacionado da Comunidade Shalom. Reacendeu o desejo e a urgência de uma vida missionária!”, testemunha Luiz.

O Papa Francisco, na mensagem para o Dia Mundial das Missões deste ano, disse: “[…] esta transmissão da fé, coração da missão da Igreja, verifica-se através do ‘contágio’ do amor, onde a alegria e o entusiasmo expressam o sentido reencontrado e a plenitude da vida”.

“Assim, em contínua missão, com os olhos em Cristo, missionário do Pai, a Igreja continua peregrinando. De fato, estas experiências missionárias foram animadas pela alegria de anunciar Cristo e norteadas por este contágio do amor, no encontro com o próximo”, conclui o Seminarista Bruno Henrique dos Santos, do Propedêutico.

Missão - Seminário Propedêutico