Notícias da Diocese › 28/03/2012

Profissionais de comunicação participam de Encontro da CNBB

Ana Lúcia Zombardi | Jornal Expressão

Profissionais de comunicação das dioceses de 17 estados brasileiros estiveram reunidos em Brasília-DF para o  5º Encontro com os Jornalistas das Dioceses, Regionais e Organismos da CNBB. O evento, organizado pela Assessoria de Imprensa da Conferência dos Bispos do Brasil, aconteceu na Casa de Retiros Assunção, com a participação de 74 pessoas. Entre elas, a jornalista Ana Lúcia Zombardi e Pedro Henrique Luvizotto, assistente de comunicação, ambos do Departamento Diocesano de Comunicação.

Na abertura do evento, o assessor de imprensa da CNBB, padre Rafael Vieira, deu as boas vindas ao grupo. Após as apresentações, padre Rafael destacou a construção de uma rede de correspondentes, fazendo um paralelo com o tema do encontro: “Jornalismo em Rede – um desafio para a Igreja”.

Na manhã de sábado, 24, o palestrante convidado foi o jornalista Sidney Rezende, da Globo News,  professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e um dos fundadores da rede Central Brasileira de Notícias (CBN) . O jornalista tratou do tema “Experiência de jornalismo em rede no rádio, TV e internet”, mediado por  padre Geraldo Martins o ex-assessor de imprensa e atual assessor político da CNBB.

Rezende falou sobre gestão da informação e afirmou que um dos desafios da atualidade é “achar o ponto de equilíbrio na comunicação”. Em uma instituição grande e organizada hierarquicamente, como a Igreja Católica, o jornalista observou que mudanças são difíceis e lentas.  “O mundo está mudando rápido e é preciso saber qual o apelo da Igreja, como ela deve se posicionar nesse mundo em alta velocidade”, provocou.

Sobre as tendências da mídia para os próximos anos, o objetivo é acertar o passo e encontrar uma fórmula de se interagir com o mundo. Depois das conferências, os participantes se reuniram em grupos e formularam questões que foram debatidas com o jornalista.

Na parte da tarde, o convidado foi o jornalista Antonio Danin Júnior, consultor de Comunicação e professor da Faculdade Alfa, de Goiânia, que falou sobre “Experiência de jornalismo em rede para uma instituição”. A conferência foi mediada pelo padre Clóvis Andrade, da Comissão Pastoral para a Comunicação Social. O jornalista relatou sua experiência no Governo do Estado de Goiás e sobre a gestão de conteúdo para web e citou  estratégias de utilização das redes sociais. Para Danin, construir uma política de presença na internet é essencial para a eficácia do trabalho. Novamente, os participantes se reuniram em grupos e levantaram diversas questões debatidas com o conferencista.

O encontro terminou no domingo, 25, com a apresentação do artigo do jornalista Paulo Giraldi, assessor de imprensa da Diocese de Bauru. Giraldi defende mestrado na Unesp com o tema: “As interfaces comunicativas na Igreja Católica: análise sobre a atuação de jornalistas nas (Arqui)Diocese brasileiras”. Padre Rafael Vieira, assessor de imprensa da CNBB, finalizou o encontro falando sobre a formação da Rede de Correspondentes da CNBB.