Presidência da CNBB conclui visitas aos Dicastérios da Cúria Romana com encontro no Dicastério para a Vida Consagrada
A etapa integra o encontro anual da Presidência com os organismos da Santa Sé e com o Santo Padre, fortalecendo os laços de comunhão, colaboração e partilha entre a Igreja no Brasil e o Vaticano.
Segundo o arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, o momento marca o encerramento da fase presencial das visitas.
“Estamos coroando essa segunda etapa da nossa visita aos Dicastérios da Cúria Romana e ao Santo Padre. A primeira etapa foi a preparação, a segunda etapa a visita propriamente dita e a terceira etapa será o diálogo e a prestação de contas aos membros da nossa Conferência”, destacou.
O arcebispo também ressaltou que os encontros expressam a comunhão eclesial e o compromisso com a missão evangelizadora.
“A visita é expressão da comunhão que existe entre todos nós e do desejo de avançar sempre mais na obra da evangelização. Somos gratos ao Santo Padre pela acolhida que nos proporcionou e também pelo trabalho dos diversos Dicastérios em favor do Papa e dos bispos nas diversas realidades”, afirmaram.
Dom Jaime manifestou ainda o propósito de continuar promovendo a unidade do episcopado brasileiro:
“Oxalá, através do nosso serviço à Conferência, possamos seguir fortalecendo aquilo que é próprio da Conferência Episcopal: a comunhão entre os bispos.”
Vida Consagrada em pauta
No encontro com o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, conduzido pela prefeita, irmã Simona Brambilla, e pelo pró-prefeito cardeal Ángel Fernández Artime, houve uma partilha sobre a realidade da vida consagrada no Brasil, seus desafios pastorais e perspectivas missionárias.
Na ocasião, a Presidência entregou ao Dicastério o Relatório da Presidência 2026 e o Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2026, como forma de apresentar iniciativas e prioridades da Igreja no país.
Com o encerramento das visitas, a Presidência da CNBB retorna ao Brasil com a tarefa de compartilhar os conteúdos dos encontros junto ao episcopado, dando continuidade ao diálogo e à comunhão com a Sé Apostólica.
