Notícias da Diocese › 28/06/2019

Peregrinação dos símbolos da JDJ

Está dada a largada para a JDJ (Jornada Diocesana da Juventude), que acontecerá de 18 a 20 de outubro de 2019. Esse ano de modo especial as réplicas da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, que foram entregues por São João Paulo II à juventude, irão percorrer nossa Diocese.

Confira a programação da peregrinação e participe!

O que é a JDJ?

A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) é a organização da JMJ em nível diocesano e é celebrada em várias dioceses pelo Brasil e nesse ano, também em nossa Diocese de São José dos Campos. Serão 3 dias de profundo encontro com Deus para responder a Seu chamado assim como a Virgem Maria o fez: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (cf. Lc 1, 38). Será o momento para os jovens experimentarem a alegria de ser de Deus, vivendo cada experiência com a mesma fé de Maria e tendo-a como boa Mãe que escuta, abraça, ama e caminha com a juventude.

O grande objetivo é fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem, para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações.

O Papa Francisco lançou os temas para as JMJs do triênio 2017-2019 dando continuidade à reflexão sobre as Bem-aventuranças. Porém, dessa vez o foco está na Virgem Maria narrada pelo Evangelho de Lucas: Maria é a Bem-Aventurada. Ela é o modelo a ser seguido.

JMJ 2017 – “O Poderoso fez para mim coisas grandiosas” (Lc 1,49)
JMJ 2018 – “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus” (Lc 1,30)
JMJ 2019 – “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38)

Os jovens estão sempre a caminho e os temas ligados à Maria ajudam nessa peregrinação, a fazer memória do passado, ter coragem no presente e ter/ser esperança para o futuro. Esse caminho deve ser animado pelas três virtudes Teologais: Fé, Caridade e Esperança.