Penitenciária Apostólica concede indulgência plenária no dia mundial dos avós e dos idosos

A Penitenciaria Apostólica do Vaticano publicou um decreto no qual concede indulgência plenária por ocasião do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, celebrado no dia 28 de julho, e que este ano reflete sobre o tema “Na velhice não me abandones” (cf. Sal 71,9).

A indulgência plenária será concedida sob as condições de – confissão sacramental; comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice -, aos avós, aos idosos e a todos os fiéis que, motivados por um autêntico espírito de penitência e caridade, participarem no dia 28 de Julho, nos vários serviços que se realizam em todo o mundo.

A Penitenciaria recorda que a indulgência plenária pode também ser aplicada como sufrágio pelas almas do Purgatório. Além disso, a indulgência também é concedida “aos fiéis que dedicarem côngruo tempo para visitar real ou virtualmente os irmãos idosos necessitados ou em dificuldade (como os doentes, as pessoas solitárias, as pessoas com deficiência…)”.

O Tribunal da Misericórdia também assegurou a indulgência plenária, mediante a intenção de cumprir assim que possível as três condições, a todos os idosos doentes e pessoas impossibilitadas de sair de casa e “unirem-se espiritualmente às funções sagradas do Dia Mundial, oferecendo a Deus Misericordioso as suas orações, dores e sofrimentos da própria vida, principalmente quando as várias celebrações forem transmitidas pelos meios de comunicação social”.

Por fim, a Penitenciaria pediu aos sacerdotes, “munidos das oportunas faculdades para ouvir as confissões, que se mostrem disponíveis, com espírito pronto e generoso, para a celebração da Penitência”.

Acesse (AQUI) o decreto.

Programação Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa

Embora as comunidades sejam incentivadas a celebrarem a data em suas paróquias, a Pastoral da Pessoa Idosa, a nível nacional, também terá uma programação especial para a 4ª Jornada. No dia 28 de julho, às 8h, será realizada uma missa no Santuário Nacional de Aparecida, presidida por dom José Antonio Peruzzo.

A celebração será transmitida ao vivo pela TV Aparecida. A celebração na casa da Mãe Aparecida já virou um marco para a PPI e todos são convidados a formarem caravanas para este momento especial de união e espiritualidade.

Em Curitiba, por ser a cidade sede da PPI Nacional, haverá uma missa às 11h no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, presidida pelo padre José Aparecido. Esta celebração será transmitida ao vivo pela TV Evangelizar. Todas as paróquias de Curitiba e região metropolitana que possuem a Pastoral da Pessoa Idosa são convidadas a participarem desta missa especial.

Saiba mais (AQUI).