Notícias da Diocese › 14/02/2022

Pe. Luiz Gustavo Teixeira lança livro sobre Liturgia

Caros amigos é com muita alegria e satisfação que eu, Pe. Luiz Gustavo Teixeira, venho apresentar meu primeiro Livro. A Diocese de São José dos Campos investiu em minha formação e, assim, pude realizar meus cursos de especialização e mestrado em Liturgia, na PUC de São Paulo. Dessa forma, tornei-me o liturgista de nossa Diocese.

Lecionei por alguns anos, as disciplinas litúrgicas, em nossa Faculdade Católica e na UNISAL em São Paulo e, após algum tempo e com incentivo estou lançando meu primeiro livro: “Sacrifício, Eucaristia e Oração Eucarística: uma análise positiva”.

Este livro de 128 páginas vem apresentar o que nós celebramos e ofertamos na Celebração Eucarística e apesar de parecer um pouco óbvio, posso garantir que possui uma profundidade que acabamos por deixar de lado.

Faço uma explicação das partes da Oração Eucarística que podemos simplesmente pensar que possui uma introdução. Temos, então, a aclamação do “Santo”, o momento da Consagração (Narrativa da Instituição que é o nome técnico) e a oração do “Por Cristo”. Entretanto, garanto que não é apenas isso.

No livro tiro algumas dúvidas como a do porquê da recomendação de não se bater palmas na aclamação do “Santo”. Qual é a postura na celebração, como ministros ordenados, pois a Igreja é bem clara a esse respeito. Também esclareço algumas outras dúvidas e apresento algumas curiosidades.

Caso você tenha ficado interessado, o livro está disponível para venda no site da Editora Dialética: www.loja.editorradialetica.com.  Ao acessar o site, basta ir na busca e colocar o nome do livro ou o meu, que você será redirecionado à página para a compra do livro, que custa R$49,90, mais o frete. Temos também a opção do site da Amazon onde você fará a mesma busca e será redirecionado à página de compra.

Desde já agradeço àqueles que adquirirão este livro. Isso será um grande incentivo para continuar a escrever! Já tenho um outro livro, que está na fase de redação, que tratará sobre a Missa parte por parte, de uma forma mais aprofundada e prática, mas que só será possível se esse primeiro tiver uma boa tiragem.

Se você atua na pastoral litúrgica, na pastoral do canto, como ministro extraordinário, coroinha, cerimoniário, catequista ou queira aprender um pouco mais, garanto que meu livro ajudará e muito.

Conto com você que adquirindo o livro me ajudará a continuar a escrever e  ajudará tanto na sua formação pessoal quanto do seu grupo ou pastoral. Que Deus abençoe. Qualquer dúvida é só entrar em contato com a Paróquia Santa Cecília, em Jacareí, inclusive, para cursos acerca do conteúdo do Livro ou de Liturgia, em geral.

Prof. MSc. Pe. Luiz Gustavo Santos Teixeira

Liturgista