Notícias da Diocese › 03/07/2018

Pastoral Familiar, 37 anos na Paróquia de Sant’Ana

No dia 19 de junho de 1981, iniciou-se uma bela história de amor pelas famílias de Paróquia de Sant’Ana, em São José. Já são 37 anos promovendo e defendendo a vida em todas as suas etapas e dimensões e os valores da pessoa, do matrimônio e da família.

Para o coordenador paroquial, Rodolfo Ricardo de Oliveira, uma das conquistas foi a formação de agentes e ele também agradece “principalmente aqueles que se dedicaram no resgate dos valores da instituição da família, pois acreditamos que ela é a base para sociedade bem desenvolvida, com indivíduos responsáveis e sensíveis ao amor pelo próximo, e não há nada melhor do que fundamentar todo esse trabalho nos ensinamentos de Jesus Cristo”.

Ao longo de todo esse tempo foram diversos encontros que equipe paroquial realizou, e que atingiram famílias nas mais variadas realidades. Foi desde a preparação de casais que iniciam um namoro ou noivado e que pretendem se casar, passando pelos recém-casados e casados que necessitam reaprender os valores do matrimônio para que este não acabe; casais que moram juntos há um certo tempo ou casais em segunda união e até mesmo casais que já estavam separados tiveram espaço na agenda desses agentes.

“A base de todo nosso trabalho é o fortalecimento dos sacramentos, pois por meio deles somos convidados a fazer parte de nossa Igreja Católica Apostólica Romana. Com trabalhos voltados aos padrinhos e pais de crianças que serão batizadas, tentamos despertar neles o valor dos sacramentos para que sejam verdadeiros sinais de Deus na vida dessas crianças”, defende Rodolfo.

O coordenador ainda completa dizendo que, em um mundo cercado de “armadilhas para destruir nossos lares”, a Igreja vem como um farol para mostrar a direção correta, e esse vem sendo ao longo de todo esse tempo a principal missão da Pastoral Familiar, ajudar a levar as famílias para essa Luz.

“Parabéns a todos que nos ajudaram a construir essa história, que marcou e ainda marcará a vida de muitas famílias. Deus abençoe a cada um que mesmo com um pouquinho, faz parte destes 37 anos”, finaliza o coordenador.

::Leia também::
Casal da Pastoral Familiar recebe Medalha Mérito da Paz “Papa João Paulo II”

Sobre a pastoral. A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada por meio de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.

Abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa. A Pastoral Familiar surge como uma resposta da Igreja em favor da família que, agredida, se desestrutura e tem dificuldades de existir, evangelizar formar verdadeiros cidadãos, conhecedora de seus direitos e deveres.

“Acreditar na Família é construir um futuro!”

1 Comentário para “Pastoral Familiar, 37 anos na Paróquia de Sant’Ana”

1. Solange de Fátima Domingos White Martins disse:

Faz 20 anos que eu e meu esposo Beto estamos trabalhando nessa linda Pastoral. Somos os primeiros a serem agraciados com o trabalho às famílias, pois é um constante reabastecimento. É um elo de amor com toda a Pastoral Familiar Diocesana. Parabéns a todos que fizeram e fazem parte desses 37 anos. Deus nos abençoe.