Notícias da Diocese › 20/01/2018

Pastoral do Surdo participa de encontro nacional em Joinville

O 18º Encontro Nacional da Pastoral dos Surdos e o 8º Encontro dos Intérpretes Católicos teve início na última terça-feira, dia 16, e encerra hoje, sábado, dia 20. O encontro acontece na Casa de Formação Monsenhor Sebastião Scarzello, em Joinville, e contou com a presença de 120 participantes.

O evento acontece de dois em dois anos como forma de incentivar a caminhada das Pastorais, com palestras, reuniões de grupo, atividades, leitura da Palavra e demais atividades que complementam essa ação de evangelização.

A maioria dos participantes do 18º ENAPAS e 8º ENCICAT são surdos. Nossa Diocese foi representada por Vanessa Vieira e Shirley Malaguti, coordenadoras diocesana da Pastoral do Surdo; Sidney Mariano, da Paróquia Nossa Senhora da Santíssima Trindade e Mario Henrique, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Marcelo Santana é intérprete na cidade onde mora, Belo Horizonte/MG. E em sua comunidade desenvolve a missão de evangelizar surdos e de incluí-los na Igreja Católica. “O nosso trabalho é de fazer com que Cristo chegue a essa parcela, junto com ele para que eles chamem, cada vez mais, outras pessoas para compor esse trabalho de união entre surdos e ouvintes”, conta o missionário. O objetivo da Pastoral dos Surdos e dos interpretes, hoje, é transformar o surdo (deficiente auditivo) para ser o protagonista de sua própria história dentro da caminhada na Igreja. “Hoje a gente tá ganhando uma nova identidade, onde o surdo, através da nossa voz, caminha junto aos interpretes do Brasil”, explica. Marcelo também entende que a Igreja Católica demorou a dar autonomia a essas minorias, mas que aos poucos, o caminho foi aberto e está ganhando força a cada dia que passa.

Ele já atua há 12 anos na Pastoral dos Surdos, quatro deles como coordenador Nacional dos Interpretes. Iniciou a caminhada como catequista de crisma e, aos poucos, aprendeu a língua de sinais para sentir-se inserido nesta comunidade e assim, participar ativamente da evangelização dos surdos.

No início de sua caminhada na Pastoral, Ana já conhecia o Pe. Vicente, primeiro padre surdo do Brasil, e conta que ficava maravilhada com o trabalho que ele desenvolvia e que entendia cada vez mais a importância disso em sua vida. “É muito importante a evangelização dos surdos, porque muitos de nós sofremos, muitas cidades não tem essa acessibilidade, falta de tradutor, da compreensão da palavra de Deus”, completa.

Ana Paula Lara mora em Alegrete/RS, é surda e participa do Encontro desde 1990, quando tinha 16 anos. Integrante e Coordenadora da Pastoral dos Surdos e de incentivo à comunidade surda, Ana já viajou mais de 65 pastorais em todo o País, palestrando sobre o assunto, motivando e orientando os agentes que trabalham nessa mesma causa em suas Paróquias. “Me sinto muito bem, parece que Deus me usa para fazer esse trabalho”, desabafa.

Dom Celso Antônio Marchiori, bispo referencial da Pastoral do Surdo e recém nomeado para a Diocese de São José dos Pinhais, entrou para a Pastoral dos Surdos em 2011 e ressalta a importância do movimento para a Igreja Católica. “A Igreja tem que estar atenta para acolher e atender todas as pessoas de diversas condições e a Pastoral dos Surdos serve para atender esses irmãos que estão por aí escondidos, esquecidos e que muitas vezes são marginalizados pela sociedade”, conta. Ao final, Dom Celso faz um apelo aos Diocesanos de todo o mundo, para que persistam na missão e trabalhem para que todas as minorias se sintam inseridas na Igreja, nos movimentos e na sociedade.

No Jornal Expressão de fevereiro você confere as experiências vividas pelos intérpretes e surdos de nossa Diocese.