Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 10/12/2012

Pastoral do Menor lança projeto para jovens da Fundação Casa

“Oportunizar aos adolescentes privados de liberdade assistência religiosa” é o que garante o artigo 94 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Tendo este artigo como primícia, a Pastoral do Menor (PaMen), da Diocese de São José dos Campos, apresentou para a Diretoria da Fundação CASA (antiga FEBEM) o PAR – Projeto Assistência Religiosa. A reunião aconteceu no dia 19 de novembro entre Lucimar Ponciano Luiz (Técnica Responsável), Márcia  Regina dos Santos, Coordenadora Diocesana da Pastoral do Menor,  Márcia Donizetti Ribeiro, do Grupo Superação e Antônio Sérgio dos Anjos, Diretor da Unidade Tamoios – Fundação Casa e Supervisores Técnicos da Instituição.

A proposta é realizar encontros semanais com os jovens, oferecendo durante uma hora e meia, momentos de partilha e espiritualidade, oficinas, catequese entre outras atividades. Para concretizar o trabalho, a Pastoral do Menor está convidando membros de outras pastorais e movimentos para integrar o trabalho. O Projeto também contempla o apoio à família do adolescente.

Segundo Lucimar Ponciano Luiz, secretária da PaMen, ainda é necessário rever o posicionamento da portaria da Fundação CASA, emitido pelo Governo Estadual, que limita a atuação dos agentes para os finais de semana. “Muitas pessoas só tem disponibilidade durante a semana, por isso estamos pleiteando a reversão desta portaria pois no final de semana os adolescentes aguardam a visita familiar,” afirmou. Salienta-se que o Diretor da Regional Vale do Paraíba Sr. Pablo  Moitinho de Souza vai apresentar nossa reivindicação a presaidente da Instituição. Os trabalhos ligados ao PAR vão começar em janeiro, com capacitação para os voluntários que irão atuar na Unidade Tamoios, em São José dos Campos, que atualmente abriga cerca 100 jovens, entre 12 a 18 anos.

 

O desafio para os agentes que assumirem esta missão tem como objetivos expressos no PAR (Projeto Assistência Religiosa):

 

  1. 1.    Levar o adolescente a superar a timidez e a inibição.
  2. 2.    Levar o adolescente ao Encontro consigo mesmo e com princípios do Evangelho despertando nele o resgate dos seguintes valores:
    1. a.    Disciplina e autoridade,
    2. b.    Direitos e deveres,
    3. c.    Liberdade e responsabilidade,
    4. d.    Solidariedade e partilha,
    5. e.    Justiça e autenticidade,
    6. f.     Fraternidade e comunhão,
    7. g.    Participação consciente e coerência do discurso com a prática em beneficio do bem comum testemunhando assim sua fé em Jesus Cristo.
    8. h.    Levar o adolescente a fazer uma experiência de fé e superação na vida pessoal, social e familiar.

3. Interagir com Diretoria no processo de crescimento pessoal e ressocialização do adolescente, contribuindo e fortalecendo o vínculo familiar com a Diretoria e primordialmente, com o adolescente. Oportunizar aos adolescentes privados de liberdade assistência religiosa Art. 94 do ECA.

 

Para maiores informações : Lucimar (12) 9778.1551 ou

e-mail: lucymar111@hotmail.com  ou pastoraldomenorsjc@gmail.com

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]