Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 27/05/2019

Pastoral da Saúde completa 32 anos de atuação

Amor ao próximo, saber ouvir, compartilhar, levar a Palavra de Deus aos enfermos estão entre as ações da Pastoral da Saúde. No dia 17 de maio a Diocese de São José dos Campos comemorou o 32º Aniversário da Pastoral da Saúde, importante grupo de ação social e evangelizadora que engrandece o trabalho das paróquias.

Para celebrar essa importante data, aconteceu na Catedral São Dimas a missa em ação de graças presidida pelo Pe. Alexandre Rodolfo Aparecido da Costa, assessor diocesano da Pastoral da Saúde.

Para o coordenador diocesano, Edison Lopes, essa celebração, bem como os demais eventos promovidos pela Pastoral da Saúde são oportunidades para reafirmar a unidade dos agentes.

“Trata-se de um importante encontro de “comunhão eclesial” dos voluntários de todas as Paróquias de nossa Diocese, para louvar, bendizer e agradecer a Deus por tantas graças concedidas durante todos esses anos”, comenta Edison.

A Pastoral da Saúde está presente em todas as paróquias da Diocese e tem como principal objetivo prestar assistência religiosa-pastoral aos doentes e familiares em hospitais, casas de repouso e domicílios. Também auxilia grandes eventos, orientando os participantes e auxiliando as equipes de acolhida.

Parabéns a todos os agentes da Pastoral da Saúde por essa importante missão desempenhada em tantas comunidades de fé!

32 anos revelando o amor misericordioso de Deus

Por Edison Lopes
Coordenador Diocesano da Pastoral da Saúde

Ser “Agente da Pastoral da Saúde” é dar um “sim” ao chamado de Jesus Cristo, atender ao seu apelo: “Aquele que tu amas, está doente” (Jo 11,3). Jesus, já no início de sua missão, “reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade” (Mt 10,1), e os enviou em missão: “Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça daí” (Mt 10,8). Ser agente da Pastoral da Saúde é ser “Discípulo Missionário de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Ser discípulo é seguir o “Mestre”: “Jesus percorria todas as cidades e aldeias. Ensinava nas sinagogas pregando o Evangelho do Reino e curando todo mal e toda enfermidade” (Mt 9,35). Essa é a missão do agente da Pastoral da Saúde: é “SAIR”… , de sua casa, de si mesmo, de sua comodidade e ir pelas casas de sua rua, de seu bairro, de sua cidade, levando aos doentes, aos seus familiares e todas as pessoas que sofrem  diversas situações, o Evangelho do Reino e ser a “Presença de Jesus”, do “Amor de Deus” que não os abandona nos seus sofrimentos.

Ser agente da Pastoral da Saúde é ser como Jesus, ser o Bom-Samaritano para aquele que está caído, ferido, machucado, às vezes até a beira da morte… É usar de todo recurso que está às suas mãos para aliviar o sofrimento do seu irmão, de sua irmã; foi o que Jesus disse ao doutor da lei: “Vai, e faze tu o mesmo” (Lc 10,37). É importante para a pessoa que está sofrendo ter o testemunho de fé, de esperança e de amor do agente da pastoral da saúde; vai lhe dar força, coragem e confiança em Deus. O Papa emérito Bento XVI diz: “através do seu agir, do seu falar, do seu silêncio, de seu exemplo, se tornem testemunhas críveis de Cristo. O cristão sabe que Deus é amor (1Jo 4,8)  e torna-se presente precisamente nos momentos em que nada mais se faz, a não ser amar” (Deus Caritas Est, 31,c).

A ação missionária do Agente da Pastoral da Saúde tem toda sua fundamentação na Bíblia. Jesus prepara e envia seus discípulos para essa missão de curar os doentes, já antes de ser instituída sua Igreja. Esta começa depois de sua morte e Ressurreição com a Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos, eles então vão “entender” o que Jesus lhes tinha dito.

Os Agentes da Pastoral da Saúde dão continuidade à missão que Jesus deu aos doze apóstolos, enviando-os através da Sua Igreja. Sua missão é revelar o AMOR DE DEUS por todas as pessoas que sofrem, ser a presença de Jesus que se coloca ao lado dos enfermos, aliviando-lhes a dor, dando-lhes força e esperança;  e vendo  neles a presença do próprio JESUS, pois Ele disse: “Estive doente e me visitastes”.Todas as vezes que fizestes isto a um dos meus irmãos,foi a mim que fizestes (Mt 25,36.40). Esta reflexão pode ser um “chamado” para você ser a presença do “Amor de Deus” e de “Sua Graça” servindo ao Senhor naqueles que sofrem.

Pedimos a intercessão de São Camilo Lelis, patrono dos enfermos, que volte seu olhar intercessórios sobre os que sofrem e sobre aqueles os que assistem.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.