Paróquia São Sebastião comemora 50 anos
A comunidade São Sebastião, na Vila Industrial, está em festa, pois comemora neste mês o seu jubileu de ouro.
Um pouco de história. Com o aumento populacional do Jardim Paulista e do Jardim São Dimas, os párocos das respectivas paróquias São Judas Tadeu e São Dimas sentiram a necessidade de criarem uma nova paróquia para melhor evangelizar e atender o povo de Deus. Surgiu então a ideia de desmembrar destas uma nova paróquia, cumprindo o disposto no Código de Direito Canônico.
Depois de várias reuniões e conversas, o pedido à Diocese de Taubaté, à qual nós pertencíamos, o aval de D. Francisco Borja do Amaral sob o pontificado do Papa Paulo VI, surgiu a Paróquia São Sebastião que era uma capelinha na Vila Industrial em São José dos Campos, em 21 de Março de 1971.
Francisco nomeou como primeiro pároco da Paróquia recém-criada o Pe. José Edward Padoan, que veio da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso, em Monteiro Lobato.
Reforma. Em setembro de 1984, foram adquiridos mais 600m2 de terreno em frente à Igreja perfazendo assim, uma área de 1500m2. Esta aquisição possibilitou a construção do atual Centro de Pastoral Franz de Castro.
Em 1987 deu-se o término da reforma e ampliação da igreja.
Párocos. Em 1989, Pe. Padoan deixou a Paróquia São Sebastião, depois de dezoito anos como pároco. Ele era muito querido na paróquia devido à sua dedicação, amizade, espírito jovem e esportista, espiritualidade e grandes conquistas. Para substituir o padre Padoan, foi nomeado o padre Jonas Traversin que já passara pela Paróquia como vigário paroquial. Sua estada nesta paróquia, porém, durou pouco. A pedido dele mesmo foi transferido para a paróquia Santana, como vigário coadjutor e, após a morte do Mons. Luiz Gonzaga Alves Cavalheiro, em outubro de 1991, tornou-se o pároco de Santana.
No dia 1º de março de 1991 o Bispo Diocesano à época, Dom Eusébio Oscar Scheid, deu posse aos neos-sacerdotes Pe. Djalma Lopes Siqueira como pároco e Pe. Marcos Aurélio dos Santos, como vigário paroquial, em substituição ao Pe. Jonas Traversin.
Em 2006, Pe. Djalma deixou a paróquia para estudar Missiologia no ITEPAL (Instituto Teológico Pastoral para a América Latina), em Bogotá – Colômbia. Em seu lugar foi nomeado pároco o Pe. José Bento Vichi de Paula, Pe. Bentinho como conhecemos, que ficou até 2016, assumindo depois dele o atual pároco, Padre José Vieira Pinto.
A comunidade de São Sebastião, mesmo nesses tempos adversos está firme na sua maior vocação que é levar o amor de Deus a todos.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.