Notícias da Diocese › 08/10/2021

Paróquia Sagrada Família promove o 3º Seminário sobre a santidade do Venerável Padre Rodolfo Komorek

Dos dias 9 a 11 de outubro acontecerá o 3º Seminário sobre a Santidade do Venerável Pe. Rodolfo Komorek. Com o tema: A atualidade eclesiológica do Padre Rodolfo Komorek, o evento tem como objetivo valorizar a presença do Pe. Rodolfo na Diocese de São José dos Campos e divulgar a vida do “padre santo”.

Através de palestras e debates, o encontro apresentará um pouco da humanidade e da santidade do Pe. Rodolfo Komorek e da Causa de Beatificação deste grande sacerdote salesiano, que viveu no Vale do Paraíba na década de 40.

Será mais uma oportunidade para reunir interessados e devotos, visando aprofundar a compreensão do Pe. Rodolfo consagrado, à imagem de Cristo, promotor do bem-comum e da pessoa humana, como discípulo-missionário de Cristo e a sua vida nos caminhos da santidade.

O evento será on-line e presencial (as missas) e é fruto de uma parceria entre a Congregação dos Salesianos de Dom Bosco e a Diocese de São José dos Campos. Além disso, tem o apoio do UNISAL (Centro Universitário Salesiano), que emitirá um Certificado Acadêmico aos que se inscreverem.

O seminário contará com a presença de sacerdotes salesianos e diocesanos, leigos, devotos e testemunhos, e prevê momentos especiais de estudos e trocas de experiências.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site clicando AQUI (http://3seminario.cisolucoes.com/inscrição )

SOBRE O VENERÁVEL Pe. RODOLFO KOMOREK

O Venerável Padre Rodolfo foi um sacerdote de origem polonesa, da Congregação dos Salesianos de Dom Bosco, que viveu nove anos em São José dos Campos, onde faleceu em 11 de dezembro de 1949, e muito antes de se tornar padre já demonstrava sinais de santidade.

Nos anos vividos nesta cidade, ele desempenhou com dedicação ímpar suas funções sacerdotais, tendo vivenciado profunda caridade, de tal modo que sua generosidade, seu destacado altruísmo para com os enfermos e seu elevado espírito humanitário, além de várias outras virtudes vividas, fizeram-no muito conhecido e amado por toda a região como “o Padre Santo”.

Sua morte, em 11 dezembro de 1949, foi marcada pelas manifestações de carinho da população joseense. Foi enterrado no cemitério do centro da cidade, que recebeu seu nome em 2003. Seu túmulo é o mais visitado do local e fica sempre cheio de flores e velas, depositadas ali por devotos. O processo de Beatificação, iniciado em 31 de janeiro de 1964, encerrou-se em 1995, quando João Paulo II declarou o Pe. Rodolfo Venerável. Agora se espera algum milagre com vistas à beatificação.

Sua trajetória de vida está intimamente ligada a São José dos Campos, onde emprestou o seu nome para o Cemitério Municipal Pe. Rodolfo Komorek, na região central, para uma rua no Jardim Apolo II e um viaduto. Também dá nome ao seu Memorial, na Vila Ema.

Na cidade de Taubaté também levam o seu nome a Residência dos estudantes de Filosofia da Diocese de São José dos Campos e, na cidade de Lorena, o Oratório Pe. Rodolfo Komorek.