Notícias da Diocese › 19/11/2018

Paróquia conclui obras na Igreja Matriz

A Paróquia Santa Rita de Cássia, no Jardim da Granja, em São José dos Campos, concluiu as reformas da Igreja Matriz. Iniciadas em dezembro de 2011 com a construção da secretaria e Centro de Pastoral, as obras contribuíram para melhor conforto e comodidade dos paroquianos e devotos de Santa Rita de Cássia.

Concluída em dezembro de 2015, a restauração da Igreja contou com reforma da sacristia, Capela do Santíssimo, forro, presbitério, nicho de Santa Rita e troca do sistema de som.

A porta da nova Capela do Santíssimo ganhou a imagem de um pelicano, ave grande que vive em regiões aquáticas e apresenta relações diretas com o sacrifício de Jesus.

Segundo a lenda do Pelicano Eucarístico, na falta de peixes para alimentar seus filhotes, o pelicano bica o próprio peito oferecendo sua carne e sangue para os filhos. O pelicano é o símbolo do sacrifício e da doação.

Sobre a iconografia do novo presbitério, os anjos significam:  Adoração e serviço que prestam ao Senhor. Junto a cruz eles estão reverentes diante do mistério.

Em agosto de 2016, iniciaram as restaurações da fachada e paredes externas. Foram aplicadas molduras ao redor de toda a Igreja e aplicação do painel em cerâmica com imagens de episódios da vida da padroeira. O trabalho é do artista Sérgio Prata.

Assista aos vídeos da produção dos painéis pelo artista.