Notícias da Diocese › 27/01/2021

Paróquia Catedral São Dimas completará 70 anos

A Paróquia Catedral São Dimas irá realizar uma Missa em Ação de Graças pelos 70 anos de instalação da comunidade, dia 2 de fevereiro de 2021, às 19h30, presidida pelo bispo diocesano Dom Cesar Teixeira. A participação presencial deve ser agendada pelo site missasaodimas.com.br.

Esse momento será transmitido ao vivo pela WEBTV SÃO DIMAS, no canal do YouTube.

Em breve você poderá ler em nosso site um pouco da história da Catedral São Dimas.

Você sabe o que é uma Catedral?

O título de “catedral” é dado às igrejas que são o “centro” de cada diocese, onde o bispo normalmente preside importantes liturgias. A catedral é caracterizada pela presença da cadeira do bispo, tradicionalmente chamada de cathedra (palavra em latim para “cadeira”). O bispo fica nesta cadeira ao celebrar a Missa ou outros eventos litúrgicos, assim como os basileos se sentariam na basílica.

Muitas vezes, a catedral local também é a igreja mais antiga da região e, em muitos casos, recebe o título adicional de “basílica”.

Em cada diocese, geralmente há apenas uma catedral. Mas é possível que existam muitas basílicas. Hoje, em dioceses com uma área geográfica muito grande, uma igreja adicional pode ser designada como co-catedral.

Agora, outra curiosidade: a catedral da diocese de Roma – a catedral do Papa como bispo de Roma – não é a Basílica de São Pedro, embora o Papa celebre muitas missas lá. São Pedro não pertence tecnicamente à Diocese de Roma, pois está localizada no estado independente, que é a Cidade do Vaticano. A catedral da diocese de Roma é São João de Latrão. Alguns Papas residiam no palácio de Latrão, ao lado da Basílica de São João de Latrão, antes da construção da residência papal do Vaticano.