Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 04/08/2020

Parabéns aos padres Jubilares do 1º semestre 2020!

A Diocese de São José dos Campos, se alegra com os padres que celebraram seu Jubileu de Ordenação Presbiteral no 1º semestre do ano de 2020. Por isso o Jornal Expressão reuniu aqui um pouco da história de cada um, para que você possa conhecer melhor os padres de nossa Diocese.

Celebrando 25 anos de Ordenação (Jubileu de Prata)

Pe. Luiz Fernando Siqueira Fonseca (12 de março)

Luiz Fernando Siqueira Fonseca, nasceu em 26 de março de 1968, na cidade de Resende no Rio de Janeiro. Filho de Luiz Thomaz Fonseca e Elvira de Siqueira Fonseca.

Cursou o Propedêutico em 1987 no Noviciado dos Padres Ressurreicionistas – Resende – RJ. Em 1988 – 1990 cursou Filosofia no Instituto Vicentino de Filosofia. E Teologia no Claretiano – Studium Theologicum de Curitiba nos anos de 1991 – 1994. Em 19 de dezembro de 1994 foi ordenado diácono por Dom Waldyr Calheiros de Novaes na Igreja Cristo Ressuscitado Paróquia Santa Cecília – Resende/RJ. E em 12 de março de 1995 foi ordenado presbítero por Dom Waldyr Calheiros de Novaes também na Igreja Cristo Ressuscitado Paróquia Santa Cecília – Resende/RJ.

Trazendo como lema presbiteral o salmo 115: “Como poderei agradecer ao Senhor por tudo aquilo que Ele fez em meu favor?”.

Deus confiou muitas missões para o sacerdote, durante esses 25 anos de ordenação. Ele foi vigário paroquial na Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Três Corações (1995) e na Paróquia Cristo Ressuscitado – Curitiba (1997 – 2003). Foi Pároco na Paróquia São Bento Abade – São Bento Abade/MG (1995 – 1997), Paróquia Cristo Ressuscitado – Curitiba (2003 – 2009), Paróquia Imaculada Conceição – Franco da Rocha (2009 – 2010), Paróquia Nossa Senhora do Paraíso – Jacareí (2010 – 2015) e desde 2016 é pároco da Paróquia Santuário São Judas Tadeu.

Pe. Carlos de Oliveira Berto (10 de junho)

Carlos de Oliveira Berto, nasceu em 17 de novembro de 1959, em Olinda – Pernambuco, filho de Epidio José Berto e Maria José de Oliveira Berto.

Concluiu os estudos de Filosofia em 16 de dezembro de 1990, e Teologia em 09 de dezembro de 1994.

Foi ordenado Diácono em 29 de maio de 1994, na Paróquia São Luiz Gonzaga, na cidade de Pirituba em São Paulo, por Dom Angélico Sândalo Bernardino.

Em 10 de junho de 1995, foi ordenado presbítero na Paróquia Nossa Senhora do Ó, no bairro de Freguesia do Ó em São Paulo, pelo mesmo bispo, Dom Angélico Sândalo Bernardino.

Trazendo como lema presbiteral: “Eu o formei e você é o meu servo”, foi vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora das Dores, na Arquidiocese de São Paulo. Foi Pároco na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, na Arquidiocese de São Paulo. Foi Pároco-Capelão Militar, na Capelania Militar do Mato Grosso e Rio de Janeiro. E atualmente exerce seu Ministério na Capelania Militar Nossa Senhora de Loreto – na Arquidiocese Militar do Brasil no DCTA – São José dos Campos – SP.

Pe. Eduardo Fraga e Silva (08 de julho)

Eduardo Fraga e Silva, nasceu em 04 de abril de 1969, em São José dos Campos – São Paulo. Filho de Edgard Fraga e Silva e Ilma Pelógia Fraga.

Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia Santa Teresinha e Teologia no Instituto de Teologia do Sagrado Coração de Jesus. É Mestre na área de Ciência da Religião pela PUC – SP e também em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo.

Foi ordenado diácono em 30 de julho de 1994 na Associação Esportiva São José, por Dom Nelson Westrupp, SCJ e em 08 de julho de 1995, na Catedral de São Dimas, foi ordenado presbítero pelas mãos de Dom Nelson Westrupp, SCJ.

Seu lema presbiteral é uma frase de Dom Helder Câmara: “Sê, Tu mesmo tábua viva para os náufragos teus irmãos”.

Ao longo desses 25 anos de padre, ele teve e está tendo a oportunidade de ser essa “tábua viva” para as pessoas em inúmeras paróquias: foi vigário paroquial na Paróquia N. Sra. Perpetuo Socorro (1995 a 1996) e na Paróquia Espírito Santo (1999). Como pároco esteve na Paróquia São Bento (1996 a 1998), Paróquia N. Sra. do Rosário (1999 a 2014), Paróquia São João Bosco (2014 a 2019) e atualmente é o pároco da Paróquia Imaculada Conceição – Jacareí/SP.

Frei Rinaldo Stecanela Oliveira, OSM (15 de julho)

Nasceu na cidade de Cambará do Sul (RS) mas viveu toda a sua infância na cidade de Turvo (SC). É o segundo dos cinco filhos do Casal Anísio de Oliveira e Nadir Stecanela Oliveira.

Aos treze anos de idade, no ano de 1983, ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora das Dores da Congregação Religiosa chamada Ordem dos Servos de Maria (OSM), em Turvo (SC). Ali cursou o 2° grau (Ensino Médio). Durante os anos de 1985 a 1989 cursou Filosofia, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

A partir do ano de 1991 foi transferido para Santiago do Chile a fim de cursar Teologia na Pontifícia Universidade Católica daquele país. Em 1993 professou, no Chile, os votos solenes, consagrando-se religioso definitivamente. Após o curso de Teologia voltou para o Acre onde foi ordenado diácono pela imposição das mãos de Dom Moacir Grechi, até então bispo de Rio Branco (AC). Foi ordenado sacerdote no dia 15 de julho de 1995, em Turvo, por Dom Moacir Grechi.

Pe. Ivo Demétrio Lourenço (21 de julho)

Ivo Demétrio Lourenço, nasceu em 27 de agosto de 1960, na cidade de Florínea – São Paulo. Filho de Antonio Lourenço e Maria Aparecida Sene Lourenço.

Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia Santa Teresinha (1986 – 1987) e Teologia no Instituto de Teologia Sagrado Coração de Jesus (1988 – 1994).

Foi ordenado diácono na Paróquia São Sebastião, no dia 11 de fevereiro de 1995, tendo como bispo ordenante Dom Nelson Westrupp, SCJ. No dia 21 de julho de 1995, foi ordenado sacerdote na Paróquia Santuário São Judas Tadeu, pelas mãos de Dom Nelson Westrupp, SCJ.

Tendo como lema a passagem bíblica “Para que todos tenham vida” (Jo 10, 10), pe. Ivo atuou em muitos lugares como vigário paroquial: na Paróquia Santa Rita de Cássia, Paróquia São Vicente de Paulo, Paróquia São Bento, Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e São Vicente de Paulo, Paróquia Santo Antônio – Paraibuna/SP e pároco na Paróquia Santa Branca. Atualmente ele é vigário paroquial na Paróquia São José Operário na Vila Paiva.

Celebrando 35 anos de Ordenação (Jubileu de Coral)

Pe. José Valdir Rodrigues (23 de fevereiro)

José Valdir Rodrigues, nasceu em 07 de dezembro de 1953, em Tupã – SP. Filho de Sebastião Rodrigues de Alencar e Maria Rodrigues de Alencar.

Cursou o Propedêutico em 1976 em Curitiba, Filosofia na Faculdade Católica do Paraná e Teologia na Faculdade Claretiano de Curitiba.

Foi ordenado diácono em 19 de março de 1984 na Igreja de São Francisco de Assis em Curitiba, por Dom Pedro Fedalto. E em 23 de fevereiro de 1985 foi ordenado presbítero por Dom Armando Cirio, na Igreja Santa Edwiges.

Trazendo como lema Presbiteral: “O padre é escolhido entre os homens em favor dos próprios homens nas suas relações com Deus”, ele muito fez em favor de muitos irmãos como Assessor Diocesano do Conselho das pessoas com Deficiência.

Pe. Valdir, passou como vigário paroquial pela Paróquia Santa Cecília, Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Paróquia São João Bosco e atualmente exerce seu ministério na Paróquia Nossa Senhora da Santíssima Trindade.

 

 

Pe. Carlos Alberto G. do Nascimento (01 de Maio)

Padre Carlos Alberto Gonçalves do Nascimento, nasceu em 21 de dezembro de 1954, Natural do Rio de Janeiro, filho do Sr. Luiz Links do Nascimento e da Sra. Dulce Gonçalves do Nascimento.

Cursou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina em Brusque e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus. Foi ordenado diácono transitório na Paróquia São Benedito (Alto da Ponte) em 22 de dezembro de 1984, tendo como bispo ordenante Dom Eusébio Oscar Scheid, scj. E em 1º de Maio de 1985, na Associação Esportiva São José, foi ordenado presbítero pelas mãos de Dom Eusebio Oscar Sheid, scj. Tem como lema presbiteral a passagem bíblica “Eu sei em quem acreditei” (2 Tm 1, 12,).

E na certeza de saber em quem Ele acreditou, padre Beto já passou por diversas Paróquias: São Benedito (Alto da Ponte), Santo Antônio (Paraibuna), Catedral São Dimas, Santuário São Judas Tadeu, Paróquia São João Batista, Paróquia Santa Teresinha e atualmente exerce seu ministério como vigário paroquial na Paróquia Coração de Jesus.

 

 

Celebrando 40 anos de Ordenação (Jubileu de Rubi)

Pe. Antonio Carlos Galhardo, SDB (02 de julho)

Natural de Piracicaba (SP), ele professou votos na Congregação Salesiana em 1972 e foi ordenado sacerdote por São João Paulo II, em 1980, no estádio do Maracanã, quando o Pontífice visitou o Brasil pela primeira vez.

O Sacerdote fez seus estudos de Filosofia em Lorena (SP), na Faculdade Salesiana, e de Teologia no Instituto Salesiano Pio XI. Estudou também em Roma, na Universidade Pontifícia Salesiana.

Ao longo de sua vida sacerdotal, trabalhou na formação dos salesianos e na direção de colégios. Hoje em nossa Diocese, é vigário na Paróquia Sagrada Família.

 

 

Celebrando 60 anos de Ordenação (Jubileu de Diamante)

 

 

Vale lembrar que no dia 03 de julho, Dom Eusébio completou 60 anos de vida sacerdotal e o JE no mês passado, apresentou uma matéria especial com toda sua trajetória, se não leu, vale a pena conferir. CLIQUE AQUI

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]