Papa: universidades católicas devem se tornar “itinerários da mente rumo a Deus”
O Papa Leão XIV recebeu nesta sexta-feira (31/10) os membros da Organização de Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (ODUCAL), reunidos em Roma por ocasião do Jubileu do Mundo da Educação. O Santo Padre iniciou sua saudação dirigindo-se ao presidente da organização, padre Anderson Antonio Pedroso, S.I., jesuíta brasileiro e reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Leão XIV agradeceu a presença do sacerdote e de todos os representantes das mais de cem instituições que compõem a rede universitária católica do continente.
“A peregrinação de vocês a Roma é um sinal visível dos laços de colaboração e de afeto que devem caracterizar sua Organização. Entre as finalidades da ODUCAL está o progresso da educação superior católica e o serviço à sociedade, criando espaços de encontro entre fé e cultura.”
O Pontífice recordou a origem e a missão das universidades católicas, que nasceram “no seio da Igreja como centros incomparáveis de criatividade e irradiação do saber para o bem da humanidade”. Inspirando-se em palavras de São João Paulo II e do Papa Francisco, Leão XIV reafirmou que a universidade católica “continua sendo um dos melhores instrumentos que a Igreja oferece ao nosso tempo”, expressão concreta do amor de Deus pela pessoa humana.
