Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911

Papa na Vigília Pascal: esperança cristã é dom de Deus

Rádio Vaticano

26 de março, Vigília Pascal presidida pelo Papa Francisco que na sua homilia afirmou que esperança não é mero otimismo mas um dom de Deus para sairmos de nós mesmos e abrirmo-nos a Ele.

Vigília das vigílias na noite de Sábado Santo. Na Basílica de S. Pedro o lume novo abre o caminho da liberdade para o povo de Deus sair da escravidão do pecado. Na celebração foram batizados 12 catecúmenos vindos da Itália, Albânia, Camarões, Coreia do Sul, Índia e China.

Na sua homilia o Papa Francisco começou por lembrar Pedro que “correu ao sepulcro”. No coração dele “reinava a dúvida”. Mas há um pormenor importante – disse o Santo Padre – “depois que ouvira as mulheres sem ter acreditado nelas, Pedro “pôs-se a caminho”. Ele preferiu a “via do encontro e da confiança” – afirmou o Papa.

Também as mulheres “saíram de manhã cedo para fazer uma obra de misericórdia, ou seja, levar os perfumes ao sepulcro” e ouviram estas palavras do anjo: ”Porque buscais entre os mortos Aquele que está vivo?”

Também nós não podemos permanecer tristes e sem esperança – disse o Papa – devemos fazer rolar a “falta de esperança” porque o Senhor livra-nos de uma “terrível armadilha: sermos cristãos sem esperança, que vivem como se o Senhor não tivesse ressuscitado e o centro da vida fossem os nossos problemas”. A esperança não é mero otimismo – disse o Papa.

“A esperança cristã é um dom que Deus nos concede, se sairmos de nós mesmos e nos abrirmos a Ele” – afirmou.

“Esta esperança não dececiona porque o Espírito Santo foi infundido nos nossos corações” – disse o Santo Padre – e o “Senhor está vivo e quer ser procurado entre os vivos”.

“Somos chamados a anunciar o Ressuscitado com a vida e através do amor” – declarou Francisco exortando os cristãos a não esquecerem a Palavra de Deus e as suas obras para não perderem a esperança. Verdadeiras “sentinelas da manhã que sabem vislumbrar os sinais do Ressuscitado” que “orienta os nossos passos na confiança, rumo à Páscoa que não terá fim”.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]