Papa Leão XIV nomeia novo arcebispo de Juiz de Fora
O Papa Leão XIV aceitou, nesta quinta-feira (08/01), o pedido de renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG), apresentado por dom Gil Antônio Moreira, e nomeou novo arcebispo de Juiz de Fora, dom Marco Aurélio Gubiotti, transferindo-o da Diocese de Itabira-Fabriciano (MG).
Dom Marco Aurélio Gubiotti nasceu em 21 de outubro de 1963, em Ouro Fino (MG), na Arquidiocese de Pouso Alegre (MG). Estudou filosofia no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora em Pouso Alegre e Teologia na Faculdade Dehoniana em Taubaté (SP). Obteve o Mestrado em Teologia Bíblica pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção em São Paulo (SP).
Foi ordenado sacerdote em 14 de janeiro de 1989 e incardinado na Arquidiocese de Pouso Alegre.
Desempenhou os seguintes cargos: Vigário Paroquial de São Caetano em Brazópolis (MG); Vigário Paroquial e Pároco de Santo Antônio em Jacutinga (MG); Pároco de Nossa Senhora de Fátima em Santa Rita do Sapucaí (MG); Pároco de Nossa Senhora de Fátima em Pouso Alegre (MG); Administrador Paroquial de São Sebastião em São Sebastião da Bela Vista (MG); Diretor e Professor do Instituto Teológico Interdiocesano São José de Pouso Alegre (MG); Diretor-geral e Professor da Faculdade Católica de Pouso Alegre (FACAPA); Formador da comunidade teológica do Seminário Arquidiocesano; Membro do Conselho Presbiteral.
Em 21 de fevereiro de 2013, foi nomeado Bispo de Itabira-Fabriciano e recebeu a ordenação episcopal em 26 de maio do mesmo ano.
“Com coração agradecido, recebemos a notícia de que o Santo Padre acolheu o seu pedido de renúncia ao governo da Arquidiocese de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Que Maria, Mãe da Igreja, continue a iluminar seu ministério”, ressalta a Conferência Nacional dos Bispos do brasil (CNBB), em sua nota de agradecimento a dom Gil Antônio Moreira.
Na saudação a dom Marco Aurélio, a CNBB escreve: “Recebemos, com alegria, a notícia de sua nomeação como novo arcebispo da arquidiocese de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Rogamos a Deus que o abençoe e ilumine nesta nova missão que desempenhará. Santo Antônio, padroeiro da Arquidiocese de Juiz de Fora, seja guia e intercessor no seu pastoreio!”.