Artigos › 17/04/2013

Papa Francisco: fiel na simplicidade e espontaneidade

A alegria de um novo Papa dado por Deus à sua Igreja e que inicia seu pontificado com simplicidade e espontaneidade tem aumentado a esperança de muita gente em novos tempos para a comunidade católica e para a sociedade.

O estilo surpreendente do Papa Francisco indica, antes de tudo, que ele está dando passos de retorno às origens do projeto de Jesus Cristo para a sua Igreja: ser uma comunidade em que o amor e a bondade de Deus se manifestem em gestos humanos que fazem diferença na vida dos outros porque expressam acolhimento, proximidade, atenção aos mais pobres, desapego de formalidades etc.

O jeito do Cardeal Bergoglio, que continua sendo o jeito do Papa Francisco, ajudará muito a Igreja a dialogar com as outras religiões e com o mundo plural em que vivemos. Entretanto, a sua simplicidade e espontaneidade não podem ser entendidas como sinais de que ele vai desprezar os valores perenes defendidos pela Igreja. Isso ele certamente não quer e nem pode fazer porque tais valores foram anunciados por Jesus Cristo, como a novidade absoluta do Reino que ele veio inaugurar.

Se ele caminha em direção às origens, não é porque queira “reinventar a roda”, mas porque quer continuar levando para frente o ideal de Jesus Cristo.

Os diversos meios de comunicação opinam sobre o Papa Francisco com seu estilo inovador, definindo-o como alguém que chegou para mudar tudo. Chegam mesmo a achar que as grandes questões morais que desafiam a humanidade hoje, serão por ele resolvidas de maneira rápida e simplória.

Não parece que seja esse o caminho escolhido por aquele que aceitou ser o sucessor de Pedro, cuja missão principal é confirmar os irmãos na fé e testemunhar até o extremo a fidelidade e o compromisso com Cristo e o Evangelho.

O que se vislumbra no Papa Francisco é simplicidade e espontaneidade colocadas a serviço da fidelidade ao Evangelho, convidando primeiramente todos os membros da Igreja Católica a fazerem o mesmo caminho e tornarem-se de fato reflexo de Cristo, luz dos povos. Depois, seu jeito cativante e fiel deverá ser oportunidade para que os não católicos e não cristãos acolham também a Boa Nova de Jesus e nela caminhem.

Seja bem-vindo Papa Francisco. Que seu jeito novo e desafiador cative toda a Igreja e a renove na fidelidade, sendo também porta para que outros conheçam a Jesus Cristo e sua oferta de vida em abundância.

Pe. Edinei Evaldo Batista
Coord. Diocesano de Pastoral e