Papa aos jovens: como e com Jesus, sonhar e praticar os valores do Evangelho

Ser capazes de sonhar: esta é a mensagem do Papa Francisco aos jovens, no dia em que celebra a Jornada Mundial da Juventude em nível diocesano.

O Pontífice celebrou à Santa Missa na Basílica de São Pedro e em sua homilia comentou as leituras deste domingo da Solenidade de Cristo Rei do Universo. De modo especial, refletiu sobre duas imagens.

A primeira, tomada do Apocalipse: “Ele vem no meio das nuvens”. A segunda imagem é a do Evangelho, quando Cristo, encontrando-Se diante de Pilatos, lhe diz: “Eu sou rei”.

Quanto à primeira, Francisco explica que o Senhor vem do alto, e o seu reino jamais terá ocaso. Deus vem durante a noite, por entre as nuvens muitas vezes tenebrosas que se acumulam sobre a nossa vida. É preciso reconhecê-Lo, olhar além da noite, levantar o olhar para O ver no meio da obscuridade.

“Queridos jovens, contemplar na visão noturna, ou seja, ter olhos lúcidos mesmo no meio das trevas, não cessar de procurar a luz no meio das trevas que trazemos no coração e vemos ao nosso redor.”

Levantar o olhar, “levanta-te” este é inclusive o convite que o Papa faz na Mensagem que dedicou jovens, para acompanhar este ano da caminhada rumo a Lisboa, para a JMJ em agosto de 2023. Uma tarefa árdua, mas fascinante.

Jovens sonhadores

Mas foi ao verbo “sonhar” que Francisco dedicou as passagens mais profundas de sua homilia. O Pontífice agradeceu aos jovens quando fazem de Jesus o sonho de suas vidas, quando são capazes de realizar os sonhos com coragem, quando sonham a fraternidade, a solidariedade, a justiça e a paz – sonhos que correspondem aos do Evangelho.

“Não tenham medo de se abrir ao encontro com Ele, que ama os seus mesmos sonhos e os ajuda a realizá-los.” Um jovem que não é capaz de sonhar, disse ainda Francisco, ficou velho antes do tempo. E pede que sonhem fazendo barulho, porque significa que não querem viver na noite, nem adormecidos ou anestesiados. Mas sonhar acordados, sonhadores que se mantêm abertos às surpresas do Espírito Santo.