Notícias da Diocese › 18/10/2021

Palavra de Esperança

O Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) da Diocese de São José dos Campos, está promovendo em toda última quarta-feira do mês a formação Palavra de Esperança, que pode ser acompanhada presencialmente ou virtualmente pelas mídias sociais da Diocese.

A ideia surgiu a partir de uma necessidade do trabalho missionário não parar, pois com a pandemia as visitas nas casas das famílias ainda não podem ser realizadas. Então, o Conselho teve a iniciativa de realizar uma live para atingir os fiéis, sendo que aqueles que o desejarem também podem participar presencialmente.

Tudo começou em junho, quando o Pe. Edinei foi convidado para falar sobre o tema: “Desafios e oportunidades para a Igreja nos dias de hoje”. Uma fala muito rica, trazendo à memória as dificuldades também dos povos das Sagradas Escrituras, para exortar a Igreja que é possível vencer os desafios. Três pontos centralizaram a reflexão: Ameaças, Exigências e Oportunidades.

Em julho, o Pe. João Alves, foi o segundo palestrante que falou sobre o tema: “Alicerçados na Palavra de Deus: ancorados na Esperança!”. A exortação do padre recordou o passado, para iluminar o presente e apontar o futuro. Um ponto interessante foi a comparação do “Cativeiro da Babilônia” (cf. Séc. VI Antes de Cristo) com o “Cativeiro” do Coronavírus, trazendo a imitação da Terceira Lamentação com base no contexto atual.

Em agosto, foi a vez do Pe. Djalma Lopes, falar sobre “A dimensão Missionária da Igreja”, destacando aspectos sobre a Missiologia (Teologia de Missões) e Eclesiologia (Teologia da Igreja) e exortando que a essência da Igreja é a missão.

Em setembro, o Pe. Francisco Alexandre Vasconcelos, mais conhecido como Pe. Xandão, falou sobre a Sinfonia da Palavra de Deus, tendo como base Verbum Domini, número 7.

Em outubro, dia 27, a formação contará com a presença do Pe. Maurício Tadeu Miranda, SDB, pároco da Paróquia Sagrada Família que falará sobre o tema: Resgatando a alegria de uma Igreja em saída.

Todas as formações citadas estão disponíveis no canal do youtube da Diocese e podem ser acessadas em qualquer hora e em qualquer local. Assista clicando AQUI

Sobre o COMIDI

O documento conciliar Ad Gentes afirma: “A Igreja peregrina é por sua natureza missionária, pois ela se origina da missão do Filho, e da missão do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai”. (AG n. 2ª)

O COMIDI tem como objetivo animar a Diocese e organizar o Povo de Deus, para que seja despertado e assuma sua vocação e responsabilidade missionária, lembrando sempre que “Na Igreja de Jesus Cristo, todo batizado é missionário”.

Ajuda, portanto, todo cristão a viver intensamente e ser protagonista de sua fé em sua comunidade e no mundo. Motiva a própria Igreja a sair continuamente de suas fronteiras. Faz com que, da comunidade, alguns representem sua missionariedade, partindo para as missões.

O COMIDI é um meio para despertar o ardor missionário em todos os batizados que estão engajados nas pastorais, nos movimentos e organismos, ou seja, para toda a Igreja. A Igreja é essencialmente missionária, pois a missão para ela não é uma característica secundária, e sim essencial.